A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da equipe da Diretoria de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), reuniu-se, recentemente, com representantes da empresa Elektro – Distribuidora de Energia para firmar parcerias de colaboração mútua, com o objetivo de trazer benefícios às famílias.
Entre os benefícios, está a tarifa social de energia elétrica e doação de kits de lâmpadas econômicas de LED, (sigla em inglês que significa “Diodo Emissor de Luz”).
O público alvo dessa parceria de colaboração mútua são as famílias devidamente inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e as que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que têm também direito à Tarifa Social de Energia Elétrica.
Um dos resultados imediatos da reunião para colaboração mútua é a participação no projeto “Energia Mais Eficiente”, criado e encabeçado pela Elektro. A meta é visitar em torno de três mil novas famílias de Três Lagoas, “que, a princípio, possuem perfil para participar do benefício da Tarifa Social”, esclareceu a diretora de Proteção Social Básica da SAS, Maurelice Nunes dos Santos.
Em Três Lagoas, conforme informações da Elektro, 4.320 famílias, devidamente cadastradas no CadÚnico, usufruem desse benefício de cobrança reduzida na conta mensal de consumo de energia elétrica.
Com a execução desse projeto da Elektro, “é possível também incluir mais famílias de baixa renda a esse total e que também têm direito a esse benefício”, comentou Maurelice.
KIT DE LÂMPADAS
A diretora da SAS informou também que a Elektro distribuirá, gratuitamente, kits de lâmpadas de LED no próximo dia 24 de fevereiro (último sábado do mês), a partir das 16h, no Ginásio Municipal de Esportes “Cacilda Acre Rocha”, no Bairro Santos Dumont.
Para poder receber a doação dessas lâmpadas econômicas, a família precisa estar inscrita no CadÚnico, estar também com seus dados cadastrais atualizados e levar cinco lâmpadas usadas.
Como explicou a diretora da SAS, “para validação do CadÚnico, a última atualização cadastral deve ter ocorrido em até dois anos e quem deixou passar esse prazo deve procurar o CRAS mais próximo de sua residência”, orientou.
TARIFA SOCIAL
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um desconto na conta mensal de energia elétrica para as famílias inscritas no CadÚnico ou pessoas que recebem o BPC da Assistência Social.
Esse benefício do desconto na conta de luz é dado às famílias, devidamente cadastradas, observando as seguintes condições: renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham algum membro da família, gozando do BPC; famílias com renda total de até três salários mínimos por mês e que tenham entre seus membros alguma pessoa em tratamento de saúde e que precisa usar continuamente em seu tratamento aparelhos com elevado consumo de energia elétrica; e, por fim, têm também direito a esse benefício, mas com desconto total na conta, até o limite de 50KWh/mês, as famílias indígenas e quilombolas, com renda por pessoa de até meio salário mínimo.
O desconto na Tarifa Social de Energia Elétrica obedece também às faixas de consumo mensal, ou seja, até 30KWh de consumo, o desconto é de 65%. A família que tiver consumo de 31KWh até 100KWh o desconto cai para 40% e a família que consumir de 101KWh até o limite de 220KWh, o desconto passa a ser de 10%.
Fotos:Ilustração
Diretoria de Comunicação