Objetivo é conscientizar as crianças para se tornarem adultos mais conscientes e menos endividados no futuro.
Aproximadamente 200 alunos de 2 a 5 anos do Maternal II ao Pré, do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora “Clarinda Dias Conceição”, participaram do Projeto de Educação Financeira da professora Eliane Gonçalves de Oliveira Reis. No projeto, os alunos puderam contar com os Netbooks do Programa PROUCA (Um computador por aluno) que, segundo a professora, para utilização de jogos voltados ao tema.
IMPORTÂNCIA
Para Eliane, projetos como estes são importantes para conscientizar as crianças a se tornarem adultos que não gastam mais do que consomem. “Buscamos fazer um projeto inovador que inserisse na Educação Infantil a importância que o bom relacionamento com o dinheiro proporciona para a vida das crianças desde o maternal”, disse.
Ainda segundo a professora daquele CEI, que recebeu o apoio da coordenadora Thaisa Karla Linhares Lucena, o projeto possibilitou que os alunos entendessem o valor do dinheiro para valorizar o trabalho dos pais e, mais conscientes, evitarem as famosas birras comuns na infância. “Acreditamos que esse contato com o dinheiro nesta idade ajuda a criança a se tornar um adulto mais consciente e responsável, sem dívidas. Os pais também puderam participar do projeto criando com as crianças brinquedos de materiais recicláveis trabalhando juntos o empreendedorismo infantil”, explicou.
MINI CIDADE
No projeto, uma mini cidade foi reproduzida no CEI para que as crianças pudessem ter contato com ações inseridas no dia a dia dos pais como uma feira, supermercado, banco, loja. Os alunos compravam os artigos que desejavam com o dinheiro que ganharam por meio de atividades inseridas no dia a dia, aprendendo também a importância da alimentação e do seu reaproveitamento, assim como o de objetos.
Eliane explicou ainda que valores e sentimentos também foram trabalhados na dinâmica. “Nossos alunos aprenderam também que o dinheiro não traz a felicidade total, mostrando o que o dinheiro não pode comprar, por exemplo, o amor ou valores familiares”, disse.
Um brechó foi montado com a ajuda da família dos alunos para que o dinheiro revertido com a compra das peças entre os próprios pais e responsáveis fosse revertido para o Lar dos Idosos. “Vamos comprar leite, fraldas geriátricas e doar para o Lar, trabalhando o consumismo e explicando para estes alunos que podemos trocar, comprar mais barato ou fazer uma pessoa feliz com a doação”, finalizou.