A prefeita Marcia Moura entregou na manhã desta quarta-feira (07), a inauguração a reforma e ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro Vila Haro e agora leva o nome do médico Dr. Eróthide Gonçalves de Oliveira. O evento contou com a presença dos secretários municipais Eliane Brilhante (Saúde), Milton Gonçalves de Oliveira (Trânsito) e Ricardo Cobianchi (Infraestrutura, Transporte e Habitação), além da presença de familiares do homenageado.
Uma das coordenadoras da unidade, Fabiana Cardoso, disse da realização do sonho de ver o novo prédio em funcionamento e também agradeceu a todos os servidores envolvidos para a entrega da ampliação e reforma do local.
A agente comunitária da ESF, Eliane Alves, falou do seu contato com a população em relação prédio. “As pessoas reclamavam que antes o local não tinha lugar para descansar e hoje com esta nova unidade e só elogios. Temos agora uma sala só para nós, agentes comunitárias, e isso foi muito bom”, agradeceu.
O médico João Gabriel, neto do homenageado, lembrou-se da importância do seu avô na história de Três Lagoas e em nome da família agradeceu pela iniciativa. Além disso, ressaltou o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde como também da importância de uma ESF na comunidade local. “A unidade é a porta de entrada da saúde de uma família. São os agentes comunitários que vão de casa em casa e tem contato direto com a realidade das pessoas”, enalteceu.
Já a prefeita Marcia Moura elogiou as equipes que trabalho do ESF da Vila Haro e também do novo espaço. “As pessoas que entram procurando uma melhora na saúde vão encontrar por aqui alegria, pois o ESF tem médicos, enfermeiros e demais servidores realmente capacitados”, disse.
UNIDADE
A ESF tem 434,63 m² na qual conta com abrigo externo de resíduos sólidos, sala de atividades coletivas, consultórios indiferenciados, sala de estocagem de medicamentos, sala de curativos, sala de esterilização e estocagem de material esterilizado, sala de utilidade, circulação e corredor. A obra faz parte de um convênio celebrado entre o Ministério da Saúde e Fundo Municipal de Saúde, referente ao Programa de Requalificação de Unidade Básica de Saúde. A empresa executora responsável foi Engequatro Construções Ltda.
HOMENAGEADO
Filho do comerciante João Gonçalves de Oliveira e Fernandina Teodoro de Oliveira, Eróthide Gonçalves de Oliveira nasceu em Três Lagoas no dia seis de fevereiro de 1925. Iniciou seus estudos nesta Cidade, na Escola “2 de julho” do Professor Magiano Pinto. Terminou o segundo grau em São Paulo, no Colégio “Coração de Jesus” e realizou a graduação em medicina pela Faculdade Federal do Rio de Janeiro.
Assim que terminou, voltou para Três Lagoas onde seu pai montou uma clínica na rua João Carrato e iniciou os atendimentos. Especializou-se em ginecologia e obstetrícia atendendo no consultório, no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, na N.O.B. Jupiá e atendeu no Exército sendo primeiro tenente. Eróthide também era médico da família e atendia a domicílio.
Casou-se com Amélia Jorge de Oliveira e tiveram cinco filhos: Regina Maria, Vânia Maria, João, Márcia Maria e Eróthide Filho, os dois filhos também são médicos. Deixou 16 netos sendo um deles João Gabriel que também exerce a profissão de médico. Faleceu no dia 12 de setembro de 1996 aos 69 anos.
Assessoria de Comunicação