Continuando as ações do Novembro Azul, agentes comunitários de Saúde participaram na manhã da última quinta-feira (1º de dezembro), de uma capacitação sobre a importância do exame preventivo de Câncer de Próstata ministrado pelo médico urologista Dr. Guilherme Munhoz. A orientação foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores.
Segundo dos idealizadores da capacitação, os agentes tem uma participação importante na área da Saúde, pois devido o contato direto com a população, podem reforçar durante as visitas a necessidade de se realizar exames preventivos de câncer de próstata.
No município de Três Lagoas, estão sendo realizadas ao longo do mês de novembro diversas ações voltadas ao atendimento do homem nas Unidades de Saúde a fim de ampliar o acesso aos exames e orientação quanto à prevenção de diversas patologias.
CÂNCER DE PRÓSTATA
Estimam-se 61.200 casos novos de câncer de próstata para o Brasil em 2016. Esses valores correspondem a um risco estimado de 61,82 casos novos a cada 100 mil homens.
O câncer de próstata é considerado o segundo mais comum na população masculina em todo o mundo. Foram esperados, para 2012, de acordo com a última estimativa mundial, cerca de 1 milhão de casos novos para essa neoplasia. Aproximadamente 70% dos casos diagnosticados ocorrem em regiões mais desenvolvidas.
O Brasil vem passando, nas últimas décadas, por alterações de contexto social, econômico e, consequentemente, de saúde. O aumento da expectativa de vida, a melhoria e a evolução dos métodos diagnósticos podem explicar o crescimento das taxas de incidência ao longo dos anos no país.
Além disso, a melhoria da qualidade dos sistemas de informação do país e a ocorrência de sobre diagnóstico, em função da disseminação do rastreamento do câncer de próstata com PSA e toque retal, também influenciam na magnitude da doença.
Assessoria de Comunicação