O dia 14 de novembro, segunda-feira, é o Dia Mundial do Diabetes, na qual visa alertar a população mundial sobre os malefícios da doença. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Rede de Doenças Crônicas realiza nesta sexta-feira (11), das 8h às 11h, no Centro Poliesportivo da Lagoa Maior atividades em alusão à data.
Segundo a coordenadora da rede, Eliana Queiroz Alves, haverá verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, atividade física e orientação nutricional. Além disso, a ação marca também o Novembro Azul – data para reforçar a importância dos homens cuidarem da saúde – como também na prevenção do câncer de próstata – com a coleta de sangue para o exame de PSA, massagem relaxante, orientação postural e prevenção de câncer bucal.
DIABETES
Instituídos pelo Ministério da Saúde com o objetivo de incentivar uma melhor qualidade de vida a pessoas com doenças crônicas, os Programas de Saúde trabalham a promoção da saúde, orientação, acompanhamento e distribuição de medicamento, quando necessário. Em Três Lagoas, uma das ações no combate e prevenção à diabetes é o Programa Hiperdia da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo Eliana Queiroz Alves, Coordenadora da Rede de Doenças Crônicas, o Programa Hiperdia realiza cadastramento e acompanhamento de pacientes cadastrados de hipertensão arterial e/ou diabetes tipo 2 que são atendidos nas unidades públicas de Saúde.
Desenvolvido com o objetivo de cadastrar e acompanhar os pacientes portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hiperdia também concentra as informações sobre aquisição e distribuição de medicamentos a todos os cadastrados na rede. Dessa forma, a identidade dos pacientes é garantida por meio do envio dos dados do sistema para o Cartão Nacional de Saúde.
A partir deste cadastro, os técnicos realizam a monitoria dos pacientes cadastrados como também o controle da doença por meio de orientações e também atividades físicas. As informações colhidas, como por exemplo, exame dextro (exame de glicemia) e pressão arterial, são encaminhados ao Cartão Nacional da Saúde que gera uma identificação única do usuário do serviço do Sistema Único de Saúde – SUS.
Em Três Lagoas, as reuniões de grupos acontecem nas unidades de Estratégia Saúde da Família dos bairros Jardim Maristela, Vila Haro, Santa Luzia, Interlagos, Paranapungá e Santo André. Enfermeiros e nutricionista ministram palestras e diariamente, educadores físicos realizam atividades com os participantes.
Segundo dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado foram atendidos 161 pacientes com problemas de diabetes e pressão alta e 539 procedimentos realizados.
Em 2015, 6.960 pessoas foram atendidas pelo programa, que além de permitir a Secretaria Municipal e o Ministério da Saúde conhecer perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes mellitus na população, também possibilita aos participantes, interação e troca de experiências.
Assessoria de Comunicação