A Secretaria Municipal de Saúde divulga as ações para o Novembro Azul em Três Lagoas. A iniciativa visa incentivar os homens a irem rotineiramente às unidades de saúde para acompanhar como anda a sua saúde. O mês terá palestras, coleta de PSA, verificação de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações nutricionais e de postura.
CRONOGRAMA
Em Três Lagoas serão desenvolvidas várias atividade com finalidade de incentivar os homens realizarem exames preventivos e receberem as orientações médicas. Confira o cronograma:
Dia 11/11, das 8h às 11h, no Centro Poliesportivo da Lagoa Maior: A ação em alusão ao Novembro Azul e o Dia Mundial do Diabetes contará com verificação de pressão arterial, glicemia capilar, coleta de PSA, atividade física, orientação nutricional, massagem relaxante, orientação postural e prevenção de câncer bucal.
Dia 12/11, EACS São Carlos: Coleta de PSA, verificação de pressão arterial e glicemia, teste rápido de sífilis e HIV, orientação sobre cuidados com a pele ,orientação nutricional, massagem relaxante e orientação postural.
Dia 19/11, EACS Vila Alegre: Coleta de PSA, palestra, verificação de pressão arterial e glicemia, orientação nutricional, orientação sobre cuidados com a pele, massagem relaxante e orientação postural.
Dia 19/11, ESF Santa Rita: Coleta de PSA, palestra, verificação de pressão arterial e glicemia, orientação nutricional, orientação sobre cuidados com a pele, massagem relaxante e orientação postural.
Dia 23/11 – Palestra com urologista DR. Guilherme Munhoz: palestra sobre câncer de próstata para Agentes Comunitários de Saúde.
Dia 24/11, UBS Arapuá: consulta médica, coleta de PSA, massagem e orientação postural, cuidados com a pele, verificação de pressão arterial e glicemia.
Dia 03/11 ESF Vila Piloto: coleta de PSA, vacinas, orientação nutricional, verificação de pressão arterial e glicemia capilar.
DADOS NO BRASIL
Dados do Ministério da Saúde apontam que dos 6.141 homens que participaram do inquérito telefônico (Vigitel 2015), 1/3 (31%) ainda não têm o hábito de ir ao médico. Desses que não vão, 55% afirmam que não precisam.
Entre os problemas de saúde que mais acometem o homem estão a obesidade (57%), o alcoolismo (25%), o tabagismo (13%), segundo dados do Vigitel 2015. As principais causas de morte entre os homens, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade, são as causas externas, como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e lesões por violência. Em segundo lugar estão as doenças do aparelho circulatório (como infarto agudo do miocárdio), seguida das neoplasias (brônquios e pulmões).
Assessoria de Comunicação