Com intuito de alertar a população sobre a prevenção e tratamento contra as Hepatites Virais como também em alusão ao Dia Mundial de Combate as Hepatites, comemorado no último dia 28 de julho, a equipe do Programa Municipal DST/Aids/HV realizou testes na Praça Ramez Tebet, na última sexta-feira (05).
Segundo a coordenadora do Programa, a psicóloga Susie DoNero, 160 testes de Hepatites B e C foram realizados com resultados que saíram em vinte minutos após a coleta. Além dos testes, 50 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra o vírus da Hepatite B.
CAMPANHA NO MOTOSHOW
A equipe também realizou campanha de prevenção no Motoshow. Na noite de sexta-feira (05) e sábado (06) do evento, os servidores do Programa desenvolveram trabalhos de orientação contra às DSTs, com testes rápidos para o HIV (fluido oral) e distribuição de mais de dois mil preservativos no local.
HEPATITES
Dos cinco tipos de hepatites virais- A, B, C, D e E – as mais comuns no país são a A, B e C. Os primeiros sintomas da doença são o cansaço, tontura, ânsia de vômito, dor na região do fígado, febre, corpo amarelado, principalmente nos olhos, urina escura e fezes brancas.
Considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por um vírus ou por alguma reação do corpo a substâncias como remédios, álcool e outras drogas. A doença também pode se desenvolver a partir de doenças autoimunes, como a AIDS, além de metabólicas ou genéticas.
Mais comuns no Brasil, hepatites A, B e C são transmitidas de maneiras distintas e também apresentam tratamento e possibilidades de cura diferentes entre elas. Existem ainda os vírus D e E mais comuns na África e Ásia. Conforme o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus B ou C, mas desconhecem ter a doença, o que pode ser extremamente perigoso à saúde.
Assessoria de Comunicação