A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde divulga o Boletim Epidemiológico da 30ª semana com os casos de Dengue, Zika, Chikungunya, Leishmaniose e Influenza (Gripe H1N1) em Três Lagoas.
Os dados são até o dia 30 de julho e foram repassados para Secretaria Estadual de Saúde, na qual divulga semanalmente, o número de casos dos municípios do Estado.
De acordo com o boletim, a Saúde notificou na última semana seis casos de Dengue, sendo que não houve resultado positivo e negativo por meio de exames laboratoriais. Até o momento, o Município de Três Lagoas acumula no geral 1.331 casos notificados, sendo que dos exames laboratoriais, 911 são positivos e 383 são negativos.
De leishmaniose, a saúde notificou o total de 57 casos, sendo oito positivos e 49 descartados até o atual momento.
Do Vírus Influenza (Gripe H1N1) a Saúde notificou um caso, e no laboratório, houve o registro de um caso negativo ou positivo e um aguarda o resultado. O total de casos notificados até agora são 23, sendo cinco confirmados e 17 negativos.
O Departamento de Vigilância em Saúde explicou que três pacientes estão com síndrome gripal positivo para o vírus H1N1; cinco pacientes apresentaram laudo para positivo de H1N1 e foram atendidos no Hospital Auxiliadora.
Em relação à Chikungunya, não houve nenhuma notificação como também exame laboratorial com resultado de positivo ou negativo na última semana. Foram notificados até agora o total de nove casos, sendo oito descartados, nenhum caso aguardando resultado de laboratório e um confirmado.
Referente ao caso positivo, a Vigilância em Saúde esclareceu que se trata da semana epidemiológica Nº 10 e é importado, já que o paciente veio da cidade de Barra do Corda – Maranhão.
Sobre a Zika Vírus, não houve notificação de caso na última semana, como também nenhum exame laboratorial. Até o momento, foram notificados 34 casos, sendo 20 confirmados, nove negativos e cinco aguardando resultado laboratorial.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o pedido à população para que continuem mantendo os cuidados necessários, a fim de prevenir as possíveis doenças dos casos citados no boletim.
Assessoria de Comunicação