Na noite de terça-feira (21) a prefeita Marcia Mura participou da inauguração do Ambulatório Oncológico junto ao Instituto do Câncer de Três Lagoas e do Hospital Auxiliadora.
O Ambulatório Oncológico agora possui uma estrutura completa, recepção, três salas de atendimento, maior número de cadeiras para quimioterapia, equipe multidisciplinar e atendimento humanizado, o ambulatório fica localizado à Avenida Rosário Congro, anexo ao complexo Auxiliadora.
Para a Prefeita, a construção do ambulatório é um momento que deve ser celebrado e uma conquista pessoal, em que todos os esforços são vistos por ela com muita gratidão. “Eu já passei por um câncer e sei como é difícil o tratamento, a recuperação e o quanto nos sentimos sensíveis emocionalmente. Portanto, pra mim é uma grande aquisição para o município um ambulatório que atenda as pessoas aqui em Três Lagoas, no conforto, próximo de suas casas, onde podem receber o apoio dos seus amigos e familiares, que posso falar com o conhecimento de causa que faz toda a diferença na recuperação”, disse.
Entretanto, Marcia lembrou as dificuldades enfrentadas para conseguir que Três Lagoas também se tornasse referência em oncologia. “A primeira foi credenciar o Hospital Auxiliadora na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Firmamos nossa comissão técnica e não desgrudamos dessa busca. Quero agradecer a todos que estiveram envolvidos nesse trabalho. As pessoas reclamam que não há obras, mas esse é um dos legados que deixo para Três Lagoas, saúde e tratamento de qualidade”, disse a prefeita.
O diretor administrativo, Eduardo Otoni afirmou que essa ampliação se fazia necessária para atender as demandas do município. “A inauguração é só um complemento de todo o trabalho que já é realizado pela equipe do Hospital Auxiliadora e com certeza, a maior conquista é da equipe médica e dos procedimentos que vem sendo realizados, para melhor atender os pacientes. Sabemos que quanto maior o nosso passo, maior o desafio, entretanto, melhores são os resultados, e, é o que vemos. Mesmo com a estrutura anterior, conseguimos o índice de satisfação de 99,2%, segundo uma pesquisa realizada pelo Hospital, acredito que superaremos esse número com as novas instalações”, disse.
José Márcio Figueiredo, médico e diretor do Instituto do Câncer de Três Lagoas, agradeceu a prefeita Marcia Moura e toda a equipe do Hospital Auxiliadora pela oportunidade de fazer parte desse projeto. “É gratificante ver o resultado desse trabalho na alegria dos pacientes em receber esse atendimento. Já aconteceu muitas vezes da pessoa chegar aqui com o encaminhamento e questionar qual será o valor do tratamento e se emocionar ao saber que faz parte do trabalho do Sistema Único de Saúde – SUS. Essa é uma das melhores obras que o município pode ganhar, uma saúde de qualidade e para todos. Esse é o resultado das somas das boas vontades e quem ganha é a população”, disse o diretor.
A Irmã Aurélia Brioschi falou da alegria de mais essa realização para o Hospital Auxiliadora e da dificuldade em provê-la. “Foi mais de um ano trabalhando para que conseguíssemos concretizar esse sonho e por isso lembro de uma passagem que diz: ‘se e o Senhor não edificar nossa casa, em vão trabalharão os operários’, e, portanto, assim construímos essa obra com as bênçãos de Deus”, disse a Irmã.
Ainda no evento houve uma benção realizada pelo Padre Altair Ferreira da Paróquia Santa Rita de Cassia.
ATENDIMENTOS
Em 2013 contabilizou cerca de 636 Procedimentos de alta complexidade – APACs. Já em 2014 esse número foi de 1.439. Em 2015, houve um aumento de cerca de 44 %, totalizando 2.070 APACs. Para 2016, a projeção é de 2.446, totalizando quase 400% em três anos.
Já nos atendimentos ambulatoriais, de 2013 a 2015 houve um aumento de 256%. De janeiro até maio de 2016, 3.913 atendimentos foram realizados, já ultrapassando os de 2013 que foram 3.150. A expectativa até o final de 2016 é que ocorram 10.800 atendimentos ambulatoriais. No total, 232 cirurgias oncológicas também foram realizadas neste ano, até maio.
Participaram do evento ainda o Vereador Jorge Martinho, a Sirlene da Saúde e a Secretária Municipal de Saúde Eliane Brilhante.
Sarah Minini/ Assessoria de Comunicação