A Prefeitura de Três Lagoas esteve representada em solenidade no auditório do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, na tarde desta quinta-feira (5), quando foi oficializado o início do estágio de práticas médicas dos alunos do 4º ano do Curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL).
Representando o prefeito Angelo Guerreiro, em cumprimento de agenda de interesse do Município em Campo Grande, esteve na solenidade da aula inaugural o secretário de Finanças, Receita e Controle, Cassiano Maia, acompanhado da secretária de Saúde, Angelina Zuque.
Na solenidade, em que também estiveram presentes os vereadores Luiz Akira, Antônio Luiz Empke, Jorginho do Gás, Sargento Rodrigues e Cristina Ferreira, todas as autoridades presentes reconheceram a importância do “empenho do prefeito de Três Lagoas e do deputado estadual, Eduardo Rocha, para que o estágio dos acadêmicos do Curso de Medicina se tornasse viável e real”, destacou o reitor da UFMS, professor Marcelo Augusto Santos Turine.
Junto com os acadêmicos, “quem ganha com tudo isto é a área da Saúde, que se fortalece com as práticas médicas dos 36 alunos da primeira turma do Curso de Medicina. E isso se tornou possível graças ao diálogo e parceria que todos tiveram com a UFMS”, ressaltou Turine.
“Quero reconhecer e agradecer à Prefeitura de Três Lagoas, em especial, ao prefeito Angelo Guerreiro e à secretária Angelina Zuque, que não mediram esforços para garantir custeio e trâmites burocráticos, junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, assim como os senadores Waldemir Moka e Simone Tebet em Brasília, junto ao MEC (Ministério de Educação)”, destacou o reitor da UFMS.
Participaram também da solenidade o diretor do CPTL da UFMS, professor Osmar Jesus Macedo, e o coordenador do Curso de Medicina de Três Lagoas, professor Luiz Carlos Tesini.
Como ressaltou o coordenador da Faculdade de Medicina de Três Lagoas, “uma das grandes ansiedades dos professores e alunos era a preocupação com as aulas práticas. Na Medicina não se pode dissociar a teoria da prática, porque as duas são integradas ao conhecimento”, explicou.
“A prática da Medicina também é útil para a comunidade de Três Lagoas, porque acreditamos que, o paciente é sempre o grande beneficiário da qualidade do ensino”, completou Tesini.
Representando o Governo do Estado de Mato Grosso Sul, esteve presente na solenidade a diretora do Núcleo Regional de Saúde, em Três Lagoas, Cristiane Regina Pagani.
Estiveram também presentes: diretora geral do Hospital Auxiliadora, Irmã Aurélia Brioschi, acompanhada do diretor administrativo, Marco Antônio Calderon de Moura.
IMPORTÂNCIA E HONRA
Antes de ler o pronunciamento escrito e enviado pelo prefeito de Três Lagoas, alusivo ao acontecimento, o secretário Cassiano destacou que “é sempre uma honra estar representando o prefeito Angelo Guerreiro”, disse.
“É muito importante o nosso Hospital conquistar a categoria de Hospital Escola, ou seja, possuir as condições de ensino aos nossos estudantes de Medicina”, completou Cassiano.
Para o prefeito de Três Lagoas, manifestado no comunicado lido por Cassiano, “comemoramos um grande avanço para a melhoria da qualidade dos serviços de Saúde que prestamos à população”, disse.
Angelo Guerreiro lembrou os principais passos que foram dados para se chegar “a um final feliz, que aconteceu em 19 de janeiro, um dia especial, quando ocorreu, em Campo Grande, a assinatura do convênio que assegurou o estágio dos alunos de Medicina no Hospital Auxiliadora”, destacou o prefeito.
“Tenho certeza que, juntos, continuaremos consolidando nossos objetivos de conquistas para a nossa Três Lagoas e toda a nossa população”, completou, lembrando as reuniões em seu Gabinete, em Campo Grande e em Brasília.
Em seu comunicado, Angelo Guerreiro também fez questão de ressaltar a importância da participação do deputado Eduardo Rocha, do reitor da UFMS, direção do Hospital Auxiliadora, Governo do Estado e senadores da bancada de Mato Grosso do Sul.
Diretoria de Comunicação