A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Cultura, convida a todos os empreendedores do segmento de economia criativa e áudio visual para participarem das oficinas ministradas pela Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação. As oficinas serão realizadas no dia 22 de fevereiro, no Departamento de Cultura.
Os cursos oferecidos são destinados à elaboração de projetos para concorrer o edital de Economia Criativa. As oficinas serão realizadas no período das 14h às 18h e para Economia Criativa das 18h às 22h, o Audiovisual no saguão da antiga Prefeitura.
O edital foi aberto no dia 4 de janeiro deste ano. Deste então a Secretaria de Cultura do Estado vem desenvolvendo essas oficinas no Mato Grosso do Sul. Os empreendedores podem inscrever seus projetos no edital até 3 de março. Serão beneficiados projetos de economia criativa que visem estimular, valorizar e fomentar empreendimentos criativos em MS, tendo em vista o desenvolvimento social, cultural, turístico e artístico, bem como a inovação, a sustentabilidade e a geração de renda dos empreendedores individuais ou grupos sociais.
O valor do edital é de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais). Serão contemplados dez projetos propostos por Instituição de Direito Privado sem fins Lucrativos no valor de R$ 20.000,00 e cinco projetos para os empreendedores individuais. Outra questão relevante é que os projetos aprovados terão o acompanhamento direto por um período de 12 meses da Superintendência de Economia Criativa que buscará parceiras com universidades e outras instituições para o apoio ao fomento e a sustentabilidade dos projetos selecionados.
ECONOMIA CRIATIVA
É considerada economia criativa o conjunto de atividades culturais, econômicas e de gestão de negócios que se originam no conhecimento, criatividade, no capital intelectual individual ou coletivo focadas em processos, produções de bens e serviços para a geração de trabalho e renda.
Poderão participar desta chamada empreendedores individuais e coletivos, em um ou mais setores da economia criativa, conforme os temas relacionados nesta chamada; Associação/instituições de natureza cultural sem fins lucrativos; Pessoas com idade superior a dezoito anos e com no mínimo de dois anos de experiência comprovada; Brasileiros natos ou naturalizados; quando estrangeiro, ter visto permanente; Residentes no Estado de Mato Grosso do Sul.
Mais informações bem como acesso aos editais no site ttp://www.sectei.ms.gov.br/?page_id=241.
Os parceiros desta ação são a Prefeitura de Dourados, Rio Verde, Corumbá, Ladário e Três Lagoas, Sebrae Regional Sudoeste e Posto Avançado de Corumbá. Superintendência de Economia Criativa: 3316-9326. E-mail: economiacriativasectei@gmail.com
PROPOSTAS
As propostas devem estar vinculadas com os seguintes temas estratégicos:
a) Patrimônio: patrimônio material e imaterial, arquivos e museus;
b) Expressões Culturais: artesanato, artes visuais, fotografia gastronomia, culturas populares, culturas indígenas, cultura e/ou festa pantaneira, cultura e/ou festa do cerrado e quilombola;
c) Artes de Espetáculo: dança música, teatro e circo;
e) Audiovisual: cinema, televisão, vídeo, rádio e web;
f) Criações Funcionais: moda, design, arquitetura e urbanismo, publicidade, aplicativos e games.
Sarah Minini/ Assessoria de Comunicação