![49816-zika-zero-1](https://www.treslagoas.ms.gov.br/wp-content/uploads/49816-zika-zero-1-420x280_c.jpg)
Com o grande aumento de casos de Zika Vírus em todas as regiões do país, o Ministério da Educação (MEC) lançou neste mês, a campanha Zika Zero. O objetivo é envolver alunos, pais e professores no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite também a Dengue e a Febre Chikungunya.
Reunidos em Brasília – DF, no último dia 2, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o secretário de Educação Continuada do MEC, Paulo Gabriel Nacif e o secretário-executivo Luiz Cláudio Costa, apresentaram a campanha de mobilização aos secretários municipais de educação e representantes de entidades ligadas à educação básica, tecnológica e superior.
Além conhecerem os detalhes da campanha, que realiza a mobilização nacional no dia 19, os participantes também trocaram experiências das ações que já vem sendo realizadas nas escolas. Para reforçar as orientações, os secretários de educação receberam pen drives com as peças gráficas sobre a campanha, com folders, cartazes e banners que serão impressos e usados na divulgação nas escolas.
Três Lagoas está entre as cinco cidades de Mato Grosso do Sul que foram convidadas a participar da reunião e assinar o Pacto da Educação Contra o Zika. Representando a SEMEC, a professora Maria Célia Santos Nunes destaca a importância da ação. “A Educação, pelo quantitativo de pessoas que atinge de forma direta é a forma mais rápida e eficiente de levar informação e mobilizar a população”, explicou.
AÇÕES EM TRÊS LAGOAS
Para traçar as ações que serão executadas nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou nesta tarde (16), uma reunião com diretores e corpo pedagógico da Rede Municipal de Ensino (REME). No prédio do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria (SINTED), a secretária de educação, Jussara Fernandes, apresentou a campanha que será desenvolvida durante todo o ano letivo.
Como parte do que estabelece o Pacto, a secretária fez a entrega das cartas do Ministro da Educação destinada aos diretores das escolas, que também receberam um cronograma das ações que serão desenvolvidas no município. Pais, alunos e professores também vão receber cartas do Ministro num segundo momento.
“É muito importante que todos se envolvam nessa mobilização. Além do dia 19, vamos trabalhar a orientação de pais e alunos sobre a doença durante o ano inteiro,” disse a secretária de Educação.
Ainda em sua fala, Jussara Fernandes explicou aos diretores sobre as prestações de contas que a secretaria deve fazer ao MEC. “Todas as ações que ações que desenvolvermos nas escolas vão ser informadas ao MEC. Não é só uma campanha, é um pacto que nós assinamos, nos comprometendo. Por isso contamos com o apoio de todos”, disse.
Para explicar melhor sobre os sintomas de cada doença, o coordenador de Educação e Saúde, Fernando Garcia Brito, esteve presente sanando dúvidas dos diretores de escola. De forma detalhada, o profissional da Secretaria de Saúde falou da importância de unir forças para desenvolver mecanismos de controle do mosquito.
“Precisamos ficar muito atentos no controle dos vetores, pois é uma doença grave e que está evoluindo de forma rápida. Hoje, o mosquito possui asas maiores, já se alimenta a noite, é resistente ao inverno e seus ovos sobrevivem em superfície seca por até um ano e meio, comportamentos e características que antes não tinha, explicou e alertou Fernando.
MOBILIZAÇÃO NACIONAL
Nesta sexta-feira (19), acontece a mobilização nacional da campanha Zika Zero. Todas as escolas e Centros de Educação Infantil (CEI’s) de Três Lagoas vão realizar atividades de orientação com os alunos.
Na ocasião, uma das unidades da REME vai receber a visita de um representante do MEC, que vem ao município para acompanhar as ações da campanha que busca, por meio da abrangência das redes federal, distrital, estaduais e municipais, controlar o mosquito e informar sobre as diferenças e sintomas das doenças.
Larissa Lima | Assessoria de Comunicação