Na próxima segunda-feira (18), a Saúde do município de Três Lagoas em parceria com a 2ª Cia de Infantaria do Exército Brasileiro começam os trabalhos no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A concentração da “força tarefa” está prevista para dar início às 7h, em frente na Praça do Obelisco.
Segundo o coordenador do Setor de Educação e Saúde, Fernando Garcia, a rota inicial da equipe será da Avenida Rosário Congro no sentido à Avenida Capitão Olinto Mancini. Outras avenidas que terão prioridade na força tarefa são as Avenidas Filinto Muller e Ranulpho Marques Leal.
Após o trabalho prioritário nos locais citados, o mutirão segue para os outros locais da Cidade, sendo em especial nos bairros que apresentaram o maior índice de infestação.
A atenção das equipes é redobrada por conta da quantidade excessiva de chuva que se concentra em Três Lagoas desde o final do ano passado. “Está chovendo desde novembro do ano passado, de modo intenso e com grandes volumes de água. Isso está causando um problema grave, pois está aumentando a proliferação do mosquito e se a população não ajudar, poderemos ter mais problemas. Por isso é importante à participação da nossa população”, disse Fernando.
Além disso, Fernando explicou a parceria da Prefeitura com o Ministério Público em relação às notificações de proprietários de imóveis que não colaboram no combate da proliferação do mosquito. “O Ministério Público poderá notificar os proprietários de imóveis e as imobiliárias que dificultam a entrada dos agentes, pois irão responder a um procedimento junto à Promotoria, na qual consta no artigo penal que fomentar uma epidemia é crime”, disse.
A Saúde recomenda para que a população colabore com a campanha de enfrentamento permitindo a entrada dos agentes e dos soldados nas residências. “A Secretaria de Saúde está fazendo a sua parte, basta agora que a população também colabore”, encerra o coordenador de Educação e Saúde.
CUIDADO
A Secretaria Municipal de Saúde reforça os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya:
– Mantenha o lixo em sacolas fechadas e lixeiras tampadas;
– Armazene as garrafas vazias com a boca para baixo;
– Tampe todos os barris e toneis de águas;
– Coloque areia nos pratinhos dos vasos e plantas;
– Lacre a caixa d’água;
– Guarde pneus em locais cobertos;
– Limpe a bandeja de ar-condicionado;
– Remova a sujeira das calhas;
– Lave o recipiente e troque a água de seus animais diariamente.
Patricia Acunha – Assessoria de Comunicação