![48353-formatura-proerd](https://www.treslagoas.ms.gov.br/wp-content/uploads/48353-formatura-proerd-420x280_c.jpg)
Na manhã desta sexta-feira (11), a prefeita Marcia Moura prestigiou a formatura de 1.300 alunos da Rede Municipal de Ensino, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), realizado pela Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, no Crase Coração de Mãe.
Após parabenizar os alunos, pais, professores, instrutores do Proerd e demais autoridades presentes, Marcia Moura falou sobre a importância do trabalho que o projeto realiza, informando e alertando as crianças sobre o uso de drogas. “Agradeço à Polícia Militar, aos instrutores do Proerd e professores pelo bem que estão fazendo às nossas crianças. Com toda certeza este projeto vai continuar no próximo ano”, finalizou a prefeita.
Abrindo a solenidade, os alunos fizeram o juramento do Proed e os autores das melhores redações desenvolvidas no projeto leram seus textos e foram premiados. Todas as 1.300 crianças que integraram o projeto em 2015, receberam medalha e certificado.
O evento contou com a presença de autoridades municipais, da Polícia Militar, Exército, Corpo de Bombeiros. As escolas participantes do projeto foram: Ramez Tebet, Senador Filinto Muller, Eufrosina Pinto, Flausina de Assunção Marinho, Gentil Rodrigues Montalvão, Joaquim Marques de Souza, Professora Marlene Noronha Gonçalves, Professora Maria de Lourdes Lopes, Professora Maria Eulalia Vieira, General Nelson Custódio de Oliveira, Olyntho Mancini, Presidente Médici, Parque São Carlos, Professor Odeir Antônio da Silva e Professor Elson Lot Rigo.
Sobre o Proerd
O projeto trabalha de forma dinâmica, com o objetivo de gerar aprendizado e capacitar meninos e meninas, de nove a 11 anos para a tomada de decisões diante de situações de aliciamento para o consumo ou venda de drogas.
Com aulas semanais, ministradas por um policial militar com formação de instrutor, o Proerd trabalha em todas as escolas municipais de forma preventiva, informando as crianças sobre o risco das drogas, tendo como base o Livro do Estudante. Também são utilizados outros recursos didáticos, com o objetivo de facilitar o entendimento da criança, como vídeos, música, teatro e brincadeiras.
Implantado em Mato Grosso do Sul em 1997, o Proerd foi inspirado no DARE (Drug Abuse Resistance Education), criado pela Polícia de Los Angeles (EUA), com o objetivo de envolver escola, família e polícia no combate a iniciação ao uso de drogas.
O Proerd é administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD.
Assessoria de Comunicação | Larissa Lima