A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na segunda quinzena deste mês o material de divulgação da campanha de combate ao mosquito da Dengue e Chikungunya.
A campanha tem por objetivo alertar a população a ter atenção especial principalmente a partir de agora, uma vez que o mês de janeiro sempre é a época mais propícia para as chuvas e com isso, ocorre o acúmulo de água em recipientes causando a proliferação do mosquito.
Com o seguinte tema: “Atenção! Dengue e Chikungunya: Você é o agente que pode eliminar esses perigos”, chama a responsabilidade de todos no cuidado com a limpeza de quintais e das residências para evitar os futuros criadouros da larva do mosquito Aedes Aegypti.
Além da Dengue e Chikungunya, a atenção agora está redobrada com o Zika Vírus. O Ministério da Saúde confirmou no último sábado (28), a relação entre o vírus Zika e o surto de microcefalia na região Nordeste. O Instituto Evandro Chagas, órgão do ministério em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascido no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vírus Zika.
Até o momento, Três Lagoas ainda não registrou nenhum caso de Chikungunya e Zika, porém todo o cuidado é pouco. De acordo com os dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica, até o momento foram registrados 2.099 casos notificados de Dengue.
CUIDADO
Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito da Dengue e Chikungunya:
– Mantenha o lixo em sacolas fechadas e lixeiras tampadas;
– Armazene as garrafas vazias com a boca para baixo;
– Tampe todos os barris e toneis de águas;
– Coloque areia nos pratinhos dos vasos e plantas;
– Lacre a caixa d’água;
– Guarde pneus em locais cobertos;
– Limpe a bandeja de ar-condicionado;
– Remova a sujeira das calhas;
– Lave o recipiente e troque a água de seus animais diariamente.
Patricia Acunha – Assessoria de Comunicação