Na próxima terça-feira, 1º de dezembro, será celebrado o Dia Mundial de Combate a Aids. Em Três Lagoas, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de DST/Aids/HV realizará atividades alusiva a data.
Segundo a psicóloga e coordenadora do programa, Susie Donero, a equipe estará na Praça Ramez Tebet, onde realizará testes rápidos para HIV (fluido oral), orientações a respeito da importância da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, além de distribuir preservativos masculinos e femininos para a população. Para realizar essa campanha, o Programa conta com a parceria do SEST/SENAT e da Faculdade AEMS.
Segundo o Programa de DST/Aids/HV, é distribuído mensalmente aproximadamente 50 mil preservativos masculinos e 500 preservativos femininos, que são retirados desde os jovens até as pessoas da terceira idade.
TRATAMENTO E ORIENTAÇÃO
O programa conta com Serviço Ambulatorial Especializado (SAE), que acolhe as pessoas soro positivo do HIV ou portadora de alguma DST. Atualmente, estão em tratamento no DST, 540 pessoas vivendo com HIV/Aids no município, porém, também, são moradores de outras cidades da região do bolsão, visto que o Programa é referência na microrregião.
No período de janeiro a outubro de 2015, o Programa realizou o diagnóstico de 42 casos novos de HIV/Aids em toda a microrregião de Três Lagoas. (Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Selvíria).
A unidade também presta o serviço de Centro de Testagem Aconselhamento (CTA), que desenvolve o trabalho de prevenção e orientação com intuito de alertar à população quanto as doenças sexualmente transmissíveis.
No CTA, além da distribuição de preservativos e palestras à população, é oferecido o serviço de teste rápido ou exames para detectar o vírus do HIV, Sífilis ou hepatite B e C. Os testes são de livre demanda, ou seja, não há necessidade de encaminhamento médico para a realização dos testes citados.
No caso do teste de HIV, a população interessada pode fazer o teste rápido, que fica pronto em menos de 15 minutos.
O programa DST/Aids está localizado na rua Bom Jesus da Lapa, 1078, no bairro Vila Nova, das 7h às 17h, sendo no período da manhã destinado para o atendimento médico e exames para a população e no período da tarde atendimento de urgências e ações de prevenção e orientação.
Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (67) 3929-9893.
Patricia Acunha | Assessoria de Comunicação