A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), participou na manhã desta quarta-feira (18), da inauguração da ampliação de salas de aula, biblioteca e coordenação pedagógica da Escola Estadual Professora Regina Lúcia Nunes, localizada na Penitenciária de Três Lagoas.
Além disso, a prefeita acompanhou a posse dos diretores unidades prisionais, da Penitenciária de Três Lagoas, Raul Augusto Aparecido Sá Ramalho; do diretor do Centro Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus, José Antônio Garcia Sales e da diretora do Patronato Penitencário de Três Lagoas, Érica Ferreira da Silva.
Marcia Moura também assinou o convênio entre a Agepen, a Prefeitura Municipal de Três Lagoas e o Conselho da Comunidade para contratação de mão de obra de 30 internos do regime semiaberto para trabalharem na preservação e limpeza das áreas verdes da Cidade, garantindo remuneração e remição da pena para os detentos trabalhadores. A assinatura contou com a participação do diretor-presidente da Agepen, Ailton Strôpa Garcia e do presidente do Conselho da Comunidade, José Rodrigues.
A prefeita desejou bom trabalho aos novos diretores e destacou a importância da ressocialização dos internos para que futuramente possam ser acolhidos pela sociedade. “A Prefeitura está de mãos dadas no que for preciso ajudar. Três Lagoas está recebendo a vinda de mais empresa para ampliação das fábricas e quem sabe no futuro os internos podem receber uma oportunidade de trabalho”, disse.
Também foi realizada a assinatura do termo de doação à agência penitenciária de 26 câmeras de segurança à unidade prisional semiaberta masculina, feita pelo Conselho da Comunidade em parceria com o Poder Judiciário local.
Durante o evento, o diretor-presidente da Agepen falou da inauguração do sistema de iluminação, nova guarita e a instalação de alambrados de segurança e de câmeras no Centro Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus, e a reestruturação realizada nos setores de educação e de atendimento de advogados da Penitenciária de Três Lagoas, além da implantação de um novo sistema de videomonitoramento na portaria do presídio.
Após a cerimônia, foi realizada a 1ª reunião técnica referente às unidades penais da região do bolsão administradas pela Agepen, que compreende as cidades de Três Lagoas, Cassilândia, Paranaíba e Bataguassu, para apresentar e discutir demandas, projetos e algumas adequações administrativas a serem adotadas.
PRESENÇA
O evento contou com a presença do diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Régis; do diretor de Assistência em Perícia, Gilson Martins; do diretor de Administração e Finanças, Arnold Rosenacher; do chefe de Gabinete da Agepen, Dumas Torraca; dos diretores das unidades do semiaberto e patronal de Naviraí, Paulo Sérgio Vieira; do semiaberto de Cassilândia, Bem-Hur de Oliveira; da penitenciária de Cassilândia, José Ronaldo da Silva; da unidade de segurança máxima de Cassilândia, José Carlos Marques; do semiaberto de Paranaíba, Lui Alberto Silva Dourado e do semiaberto de Bataguassu, João Carlos Marcondes .
Também contou com presença do vice-prefeito, Luiz Akira e do secretário municipal de Administração, Ruiller César Ferreira Dias; do superintendente de Políticas Penitenciárias, Rafael Garcia Ribeiro e representantes das polícias Civil e Militar de Três Lagoas.
Patricia Acunha | Assessoria de Comunicação