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Alunos do 5º ano da Escola Municipal Eufrosina Pinto estão aprendendo todos os processos de cultivo de árvores, do preparo do solo aos cuidados posteriores ao plantio. As ações integram o Projeto Experiências Pedagógicas nas Escolas, com foco no desenvolvimento e formação ambiental de crianças e professores da rede pública, uma iniciativa da empresa de celulose Fibria. O projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).
Seguindo as etapas do projeto, no mês de outubro, os alunos do 5º ano realizaram o plantio de 22 mudas de árvores nativas frutíferas e não frutíferas, como o Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Jacarandá, Cedro Rosa, Goiaba, Acerola e Pinha.
Respeitando o ecossistema da região da escola, a arborização trará como benefício o conforto térmico. As árvores frutíferas podem abrigar e atrair aves e pássaros da fauna sul-mato-grossense.
Segundo o coordenador de Meio Ambiente Florestal da Fibria, Renato Cipriano, o objetivo é agregar valores, pois o aluno aprende a cultivar uma árvore e todo o contexto que envolve a ação, principalmente a conservação e cuidado com a fauna, flora e solo.
As atividades são orientadas por meio do material pedagógico JornalEco, publicação desenvolvida e distribuída pela empresa nas escolas dos municípios que estão nas áreas de atuação da Fibria.
ESCOLA
Uma das professoras participantes do projeto, Marielza do Amaral Garcia, diz que o projeto já gera resultados. Segundo a professora, os alunos contam casos em que transformaram a teoria em prática ao aplicar o conhecimento adquirido fora da sala de aula. “Tivemos um estudante que levou o JornalEco para casa e mostrou para a mãe como funcionava uma horta. A ideia deu tão certo, que eles fizeram uma horta no fundo do quintal. Utilizando o JornalEco como apoio, eles seguiram o passo a passo e o aluno até trouxe algumas mudas e fotografias para a escola”, explica a professora que se mostrou muito feliz e com a ação do estudante.
Marielza diz que a metodologia busca conscientizar o aluno de forma que os conceitos de conservação e proteção da natureza possam ser multiplicados no ambiente familiar. “Todos os dias os alunos fazem contato com as árvores, regando e cuidando. Isso gera um elo em que os ensinamentos são multiplicados em casa e na comunidade”, disse a professora.
PARCERIA
De acordo com a titular da Semec, Jussara Fernandes, a parceria com a Fibria colabora para reforçar as disciplinas que trabalham com temas referentes à natureza. “Procuramos relacionar todas as disciplinas com a educação ambiental, por sabermos da importância na edificação de uma sociedade saudável. Portanto, todo e qualquer projeto que contemple a natureza é muito bem-vindo”, finalizou a secretária, agradecendo a parceria da Fibria com as escolas da rede municipal.
TEMA
A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos, por serem cruciais para a vida na terra, com grande influência sobre o meio ambiente, nas economias regionais e globais e nas aglomerações urbanas e industriais. Entre suas diversas funções, tem papel indispensável na conservação dos recursos hídricos, que apresentam crise em várias localidades do mundo, gerando impactos negativos nas civilizações humanas. Por essa razão, organizações não governamentais, instituições públicas, privadas e educacionais foram mobilizadas a trabalharem com o tema de forma a promoverem conhecimento sobre o solo, sua importância, conservação e uso consciente e sustentável.
Assessoria de Comunicação | Laila Rebecca