![47480-evento-inicia-as-7h-no-papillon-eventos-br-262](https://www.treslagoas.ms.gov.br/wp-content/uploads/47480-evento-inicia-as-7h-no-papillon-eventos-br-262-420x280_c.jpg)
No dia 5 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), com apoio da Coordenação de Educação Infantil, realiza o 4º Seminário Educação Infantil Três Lagoas – 3º Seminário Professora Andrea Martinez Tabanez, que neste ano traz o tema “Concepções de Infância: memória, experiências, interações e vivências”. O evento faz parte da programação de formação continuada realizada pela Semec, com objetivo de promover debate sobre os desafios, avanços e metas para Educação Infantil no município.
O evento terá dois momentos. No período da manhã, a partir das 7h, no Papillon Eventos – BR 262, acontece uma palestra “O impacto da concepção de infância atual nas interações crianças e educadores”, ministrada pela professora universitária Anecy de Fátima Faustino. À tarde acontece um diálogo entre os professores com a Comunicação de trabalhos e projetos desenvolvidos durante este ano, no Centro de Educação Infantil (Cei) Interlagos.
O seminário tem como público alvo todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino (Reme) que atuam no segmento da Educação Infantil. Segundo como observa a secretária de educação, Jussara Fernandes, é necessária a participação de todos envolvidos na Educação Infantil para garantir a melhoria do atendimento de forma abrangente. Participarão do evento os atendentes, estagiários, professores e gestores. “Cada profissional desenvolve uma função, pela qual buscamos [Semec e Prefeitura de Três Lagoas] a melhoria continua. Todos têm um desafio a superar e um conhecimento para adicionar, a união destes fatores fortalece as práticas no ambiente escolar. Portanto, todos devem participar”.
A secretária ainda reforça a importância do seminário ao dizer que as questões pedagógicas que envolvem a Educação Infantil devem estar em constante avaliação. Jussara explica que a modificação da concepção de educação assistencialista para Educar e Brincar (práticas pedagógicas de instituições do segmento de Educação Infantil) estabelece uma visão integrada de desenvolvimento social, intelectual, cognitivo e físico da criança. Ainda segundo a titular da Semec, a formação continuada proporciona condições ao profissional para atuarem com qualidade no Seguimento. “As mudanças na sociedade acontecem cada vez mais rápido, temos que adequar e preparar, constantemente, o profissional para atuar com qualidade, responsabilidade e comprometimento”.
HOMENAGEM
O seminário iníciou em 2011, quando a sua idealizadora, professora Andrea Martinez Tabanez ainda estava viva, após a sua morte, o seminário passou a receber seu nome. Andrea iniciou a escolarização da Educação Infantil no município, sendo uma das precursoras da modificação de educação assistencialista para Educar e Brincar em Três Lagoas.
Assessoria de Comunicação | Laila Rebecca