Um pequeno animal pode causar grandes estragos no corpo humano. Os escorpiões tornaram-se uma das preocupações da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, na qual a equipe do Setor de Educação e Saúde realiza constantemente o alerta para toda população sobre o aparecimento do animal peçonhento na Cidade.
Segundo o responsável pelo Setor de Educação e Saúde, Fernando Garcia Brito, além de receber informações sobre o aparecimento do animal em várias localidades, a equipe também realiza orientações para prevenir a população sobre os malefícios da picada do aracnídeo. “A atenção deve ser redobrada e o cuidado deve ser especial, mas com algumas dicas simples, podemos evitar acidentes e também a presença de um escorpião dentro do seu quintal ou de sua casa”, disse.
Fernando explica que os acidentes geralmente ocorrem quando a vítima encosta no animal com as mãos ou com os pés. “Às vezes a pessoa vai balançar algum tapete, calçar algum sapato ou vestir alguma calça e pode ter a presença do escorpião nestes lugares, podendo até levar uma picada”, disse.
O técnico reforça que em caso de acidente, as pessoas devem lavar bem a região onde foi picada com água e sabão e procurar imediatamente o médico. Os locais de referência que disponibilizam o soro para as vítimas de escorpião são a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza somente o transporte da pessoa até um dos pontos de referência.
Além disso, se for possível, pedir para que alguém faça a captura do escorpião, pois com isso, pode auxiliar na identificação de qual espécie se trata e também ajuda como deve proceder dependendo do tratamento e recuperação.
Diversos ambientes que tem a presença do ser humano também podem servir de esconderijo para os escorpiões, tais como, locais próximos a córregos, cemitérios, construções e linha férrea. Eles se escondem próximos às residências, entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo, tijolos, telhas etc.
Já em uma residência, o cuidado deve ser redobrado especialmente na saída de esgoto, ralos e caixa de gordura, pois os animais peçonhentos procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas. “O inseticida não mata o escorpião, somente a sua fonte alimentadora. Por isso, o ideal é sempre manter o quintal limpo e estar atento em locais que podem ser propícios para o seu surgimento”, ressalta.
A Prefeitura de Três Lagoas realiza sempre que possível o trabalho de prevenção e manutenção em áreas públicas para evitar a procriação do escorpião, além disso, os fiscais notificam os proprietários de terrenos particulares para manterem os locais limpos. Em caso de aparecimento do animal, o Setor de Endemias deve ser avisado rapidamente pelo telefone (67) 3929-1036, ou, o Centro de Controle e Zoonoses pelo número (67) 3929-180
Evite a presença dos escorpiões:
– Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;
– Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;
– Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;
– Evite que lençóis toquem no chão;
– Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
– Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
– O acidente ocorre, geralmente, quando a pessoa encosta a mão ou pé no escorpião.
– Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências.
– Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem, que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.;
– Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;
– Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;
– Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;
– Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados).
– Limpe terrenos baldios das redondezas dos imóveis ocupados;
– Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais;
– Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.
Patricia Acunha – Assessoria de Comunicação