![46893-saber-ao-vivo-1](https://www.treslagoas.ms.gov.br/wp-content/uploads/46893-saber-ao-vivo-1-420x280_c.jpg)
O III Saber ao Vivo encerrou a programação nesta sexta-feira (2), na Escola Municipal Joaquim Marques, com a apresentação de projetos educacionais realizados durante o ano letivo por professores do 6º ao 9º de todas as disciplinas da Rede Municipal de Ensino (REME). A edição deste ano contou com a participação de 54 projetos, sendo recorde em relação aos anos anteriores.
O Saber ao Vivo é realizado pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e Assessoria Educacional e Pedagógica, com apoio do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, e tem como objetivo promover a troca de experiências e conhecimento entre docentes. Participam da gestão do evento os coordenadores de Área da Semec Maria Helena Ferreira, Vera Lucia Dutra de Melo, Inozemar de Souza Fraga e Urbano Azambuja.
Nesta edição, de acordo com a coordenadora de Área Maria Helena Ferreira, o Saber ao Vivo destacou projetos educacionais do aniversário de centenário de Três Lagoas. A coordenadora informou que o evento neste ano surpreendeu a Semec devido à quantidade de trabalhos desenvolvidos. No primeiro ano foram 20 projetos, no segundo foram registrados 32, e neste ano foram 54 participantes. “Estamos [Semec] surpresos pelo empenho e participação dos professores. É um evento que vem crescendo a cada ano, o que nos deixa entusiasmados e animados em desenvolver e incentivar inovações na educação. Foram diversos trabalhos que buscaram enaltecer e resgatar a história do município”.
O evento é a culminância de encontros realizados durante o ano, que tiveram propósito de reunir docentes que realizam projetos educacionais no âmbito escolar. “Os encontros periódicos cumpriram o papel de acompanhamento e manutenção dos projetos realizados pelos professores durante o ano. No “Saber ao Vivo” os professores poderão apresentar quais os resultados dos projetos e também trocar experiências, vivências e conhecimento que obtiveram durante o ano”, explica.
A secretária de Educação, Jussara Fernandes, explica que a apresentação dos projetos possibilita a troca de experiência entre os professores promovendo conhecimento. “O objetivo é justamente unir estes profissionais que estão buscando novas práticas educacionais para que troquem e somem conhecimento entre si. Desta forma, a educação fica cada vez mais fortalecida, beneficiando os alunos com uma formação diferenciada, e os próprios professores que ganham mais experiência com a prática da docência”.
Assessoria de Comunicação | Laila Rebecca