A Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran) em parceria com Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizaram a palestra com o tema “Seja você a mudança no trânsito”, na noite desta quarta-feira (23), no plenário da Câmara de Vereadores.
A palestra ficou a cargo do integrante do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/MS) e coordenador do curso de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, Renan Soares Júnior.
PALESTRA
Durante a palestra, Renan Júnior explicou que os acidentes de trânsito podem acontecer por dois motivos, que são o erro ou violação, a grande maioria está relacionada à violação, ou seja, quando quem participa do trânsito, seja como motorista, pedestre ou ciclista, sabe da regra, porém mesmo assim não obedece a Lei cometendo um ato que gera um risco ainda maior. “A partir do momento que estamos participando do trânsito, já estamos correndo riscos, cabe a cada um de nós a consciência de minimizar as possibilidades de acidentes”, pontuou o conselheiro.
A palestra que foi aberta para toda a população contou com a presença do secretário Municipal de Trânsito, Milton Silveira, que no ato representou a prefeita Marcia Moura (PMDB), do diretor-presidente do Detran/MS, Jerson Claro Dino, e da presidente do Cetran/MS, Regina Maria Duarte.
PRONUNCIAMENTOS
“Sabemos do desafio que é manter um trabalho eficaz para um trânsito seguro. Recentemente adquirimos uma máquina de pintura, para melhorar a sinalização horizontal objetivando assim evitar acidentes. O maior problema do transito é o individualismo, pois muitos não respeitam a posição do pedestre, esquecendo de que algumas vezes estamos nesta posição”, declarou Milton durante seu pronunciamento.
“O Cetran não poderia deixar de acompanhar um evento como este, um momento de reflexão em que todos aqui serão multiplicadores”, disse a presidente do Cetran/MS, Regina Maria Duarte.
Em seu pronunciamento, o diretor-presidente do Detran/MS reconheceu a necessidade de aumentar o efetivo no Ciretran de Três Lagoas (Circunscrição Regional de Trânsito), representante do Detran.
“Com o crescimento de Três Lagoas, sabemos da real necessidade para aumentar o efetivo no Detran e melhor atender a população”, esclareceu Jerson Dino e completou: “Não basta o envolvimento do Poder Público, nem somente da PRF, a engenharia também não vai resolver todos os problemas. O trânsito precisa de mudança de comportamento, somente se conseguirmos envolver toda sociedade, com a consciência de que o trânsito pertence a cada, é aí que entenderemos e veremos a mudança”, reforçou.
DIA DO AGENTE DE TRÂNSITO
Na ocasião também foi lembrado o dia do Agente de Trânsito, fazendo menção ao Agente Municipal de Trânsito Marcos Costa que esteve presente na ocasião.
Alunos das Escolas Estaduais, Fernando Corrêa e Dom Aquino também participaram.
O evento que faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito.
“É com muita alegria, que o Sest, enquanto formadores de mão-de-obra no setor de transporte, é uma obrigação mostrar pra sociedade que, seja qual for à posição, devemos ter responsabilidade no trânsito. Com a vinda de empresas o volume de cargas e caminhões aumentou, e na capacitação para os motoristas levamos esta preocupação aos alunos, quanto a salvação vidas”, disse Celso Vicente Pereira, gerente do Sest/Senat de Três Lagoas.
O Major Élcio Almeida, subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar fez seu agradecimento na tribuna. “Em nome da Polícia Militar que também faz o papel de agente de trânsito, muitas vezes do modo repreensivo, mas também educativa agradeço a oportunidade de participar de um evento tão importante. A faixa de pedestre é um tema necessário de ser explorado, pois precisamos respeitar os pedestres garantindo maior segurança”, disse o subcomandante.
O deputado Estadual Ângelo Guerreiro foi representado pelo assessor, Wagner Tenório.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, (ACI), Atílio D’Agosto também agradeceu ao convite. “Agradeço o convite de poder participar desta palestra e quero dizer que o trânsito faz parte do desenvolvimento de uma cidade e por muitas vezes, a falta de conscientização gera problemas irreversíveis que ceifam vidas”, ressaltou.
“Estamos levando há dois meses o trabalho de educação no trânsito, também em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e posso dizer que é um trabalho que vale a pena, é muito gratificante e importante aos nossos jovens”, foram as palavras da gestora de educação na 6ª Agência Regional de Trânsito, Luana Pamplona.
DADOS
“Os dados de Três Lagoas são surpreendentes, fiquei maravilhado com o trabalho aqui realizado, o Município está próximo de atingir a redução de 50% em acidentes que a Organização Mundial de Saúde pede”, disse Renan palestrante da noite.
Em 2011, foram 28 óbitos no trânsito. Em 2015, foram registrados oito óbitos, até esta quarta-feira (23) no trânsito em Três Lagoas.
Outubro e novembro do ano passado foram meses que maior registraram número de óbitos, “queremos que seja diferente neste ano e nos subsequentes”, disse Renan durante a palestra.
“É possível mudar, é possível melhorar. Três Lagoas vêm obtendo sucesso como teve Brasília assim que começou trabalhar a “Paz no trânsito” em meados de 95, 96”.
O palestrante chamou a atenção dos presentes reforçando o cuidado quanto ao limite de velocidade.
“Nós levamos ¾ de segundo para reagir a alguma situação de risco. Se um veículo está a 40km/h ele ainda andará 8m até a reação da condutor, e mais 8m após a frenagem , na maioria das vezes uma distância em que não possível salvar a sua própria vida ou de outra pessoa”, informou Renan.
“A melhoria da segurança no trânsito está em nossas mãos”, disse e finalizou citando uma frase de Mahatma Gandhi : “Seja a mudança que você quer para o mundo".
Daiana Oliveira/Assessoria de Comunicação