A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Trânsito, através do Programa Patrulha de Educação no Trânsito, em parceria com a Polícia Militar e do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) realizou na manhã desta segunda-feira (21) uma blitz educativa no cruzamento da Avenida Antônio Trajano com a Rua Paranaíba, próximo ao Relógio Central.
A ação faz parte das atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito, que nesse ano tem como tema “Olhe quem cuida de você no trânsito”, segue até o dia 24 de setembro.
Durante a blitz os motoristas que passaram pelo local receberam panfletos com orientações de segurança no trânsito e sobre os direitos e deveres dos pedestres, motoristas e ciclistas para a redução de acidentes, além de lixo car (sacola de TNT).
PROGRAMAÇÃO
Nesta segunda-feira será realizada outra blitz educativa nas proximidades do Relógio Central, a partir das 14h, com os alunos atendidos pelo Programa Patrulha de Educação no Trânsito no período vespertino.
Na terça-feira (22),os alunos da escola Êxitus participarão de uma palestra sobre educação no trânsito. Já entre terça e quinta-feira haverá blitze em frente de escolas municipais, estaduais e particulares do Município.
SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
A Semana deve mostrar a mudança de postura do governo frente a este assunto, além de ser um convite a toda a sociedade para participar e se esforçar para a redução de acidentes.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema da Semana Nacional do Trânsito 2015, que será “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”. O foco será a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes.
Leciele Segantini/Assessoria de Comunicação