A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), foi selecionada no Edital da Funarte de Doação de Equipamentos de Iluminação Cênica 2017. Segundo o edital com a lista de selecionados divulgada, apenas 54 projetos seriam selecionados para o recebimento de 43 conjuntos para teatros/espaços cênicos e 11 conjuntos para circos.
Segundo a coordenadora executiva da Diretoria de Cultura, Pamella Schefer, “foram 313 projetos habilitados de 25 estados brasileiros que participaram do edital. Do nosso estado foram sete projetos concorrendo aos dois kits e o nosso projeto foi um dos 54 contemplados do kit correspondente ao conjunto para teatros/espaços cênicos. Estamos muito felizes, pois a doação destes equipamentos gerará uma economia enorme para a nossa gestão, além de dar autonomia para a nossa Diretoria para realizarmos mais eventos em prol da cultura na nossa Cidade”, disse.
Pamella reforça que “a alegria foi ainda maior, pois concorreram projetos de grandes polos como São Paulo, Rio de Janeiro, Universidades Federais fortes e Três Lagoas conseguiu ser aprovada. Acredito que seja também em razão do nosso histórico de não ter equipamentos de iluminação; ter que locar todas as vezes para realizar as apresentações, por ora no Galpão N.O.B. Estação Cultural e eventos como o MS em Cena fez com que fossemos escolhidos”, disse.
Dos itens pertencentes ao conjunto de equipamentos recebidos pela Prefeitura, estimado em aproximadamente R$ 65 mil, estão: 1 mesa digital de controle de Iluminação Cênica de 24/96 canais; 6 módulos de potência digital de 12 canais; 16 projetores plano convexo com lâmpada halógena de 1000w/220v; 10 projetores Fresnel OM com lâmpada halógena de 1000w/220v; 6 projetores elipsoidal om lâmpada halógena de 575W/220v; 8 refletores Set-Light com lâmpada halógena de 1000W/220v; 12 refletores PAR 64; 6 lâmpadas PAR 64 1000W/220v – Foco 05; 6 lâmpadas PAR 64 1000W/220v – Foco 01; 5 cabinhos de interligação módulo de 0,50m e 1 cabinho de interligação mesa-módulo 5,0m.
Para o diretor de Cultura, Rodrigo Fernandes, “a aquisição destes equipamentos consolida a criação de um espaço cênico na Cidade que antes não tínhamos e que nesse processo condicionará para adequação do espaço físico para recebermos este kit".
COORDENADORIA DE PROJETOS
Além deste edital, a Diretoria, por meio da sua Coordenadoria de Projetos, inscreveu outros projetos que também foram aprovados como a 30ª Festa do Folclore que foi contemplada com R$ 50 mil para estruturas e ficou em primeiro lugar no Edital nº 007/2017 – Chamamento Público FUNDTURMS, para a execução de ações de fomento e apoio a eventos geradores de fluxo turístico nos municípios de Mato Grosso do Sul.
O diretor de Cultura, Rodrigo Fernandes acredita que a criação desta coordenadoria foi determinante para conseguir alcançar este resultado e outros que estão por vir. “Em um ano estamos alcançando resultados que superam todas as nossas expectativas, mesmo nossos coordenadores desempenhando o papel de professores também. Trabalhamos para o evento gerar impacto social na cidade, agregamento intelectual, criação de identidade e cadeia produtiva, potencializar a economia criativa e ter ainda rotatividade econômica, ou seja, que o investimento que a gestão pública faz, retorne para a sociedade de uma maneira positiva”, disse.
Para Pamela, o papel da Coordenadoria é criar planos e ações para fortalecer os núcleos de música, dança, áudiovisual, artes plásticas e teatro diante dos projetos de cada departamento. “Diagnosticamos com a ajuda dos coordenadores onde estão as necessidades, o que está funcionando, o que precisa de ajustes, e trabalhando juntos levamos estes projetos a participarem de editais para conseguirmos benefícios para a nossa Cidade”, concluiu.
Diretoria de Comunicação