O Departamento de Cultura, por meio do Núcleo de Dança e Moda, começou nesta segunda-feira (13) a desenvolver, na Casa do Artesão, o projeto Ateliê Ecomoda. As peças que serão confeccionadas durante o curso irão compor uma exposição de moda ecológica que fará parte da comemoração do Centenário do Município em junho.
Foram selecionados 19 participantes que irão trabalhar com o conceito de moda ecológica, design, modelagem, bordado e confecção ao produzir 15 modelos inspirados no patrimônio histórico e nas belezas naturais da cidade, tais como Relógio, Obelisco e Lagoa.
Na última sexta-feira (10) foi realizado, no saguão da antiga Prefeitura, o primeiro encontro com os selecionados, onde foram passadas as orientações sobre o projeto e definidos os primeiros modelos a serem confeccionados: o que homenageia os Ipês e o Monumento Japonês.
Para isso o coordenador do Núcleo de Dança e Moda e instrutor do curso, Giovani Piancelli, solicitou aos alunos que coletem alguns materiais para a confecção, como cacos de azulejo.
”O importante é desenvolver tudo compartilhando ideias e para isso já pedi colaboração no desenvolvimento de homenagens a cultura afro e indígena em nossa Cidade. A história passada e a contemporânea serão aspectos constantes no desenvolvimento das peças”, salientou Piancelli.
O encontro também foi uma oportunidade do instrutor conhecer os alunos e suas habilidades nas áreas de costura e moda, bem como conhecer suas expectativas e definir horários que atendam todos da melhor forma. Durante a reunião foram definidas uma turma de manhã e outra a tarde, as segundas e quartas-feiras, e outra aos sábados de manhã.
A diretora de Cultura, Vickie Vituri, salienta que o mais interessante do projeto é que os modelos serão confeccionados com resíduos de celulose, restos da produção de algumas indústrias como cortinas, restos de construção como sacolas de cimento e restos de demolição. “Isso implica em uma reflexão sobre o modo como nos relacionamos com o mundo a nossa volta, sob a ótica da ecologia e o uso racional dos recursos”.
O INSTRUTOR
Giovani Piancelli é coordenador dos projetos de Dança do Departamento de Cultura e organiza vários festivais de Dança em Três Lagoas. Ele é tecnólogo em Design do Vestuário, produtor artístico, designer e promotor de eventos.
Cursou Design de Moda no Instituto de Moda de Barcelona e trabalhou com vários designers de moda e fotógrafos de revistas como Cosmopólitam e Diva.
Leciele Segantini/Assessoria de Comunicação