Profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Três lagoas e de municípios vizinhos receberam nesta quarta-feira (25), no anfiteatro do Crase “Coração de Mãe”, capacitação que trata da melhor eficiência no atendimento prestado aos pacientes.
O objetivo é tratar do acompanhamento ao paciente em todas as fases de atendimento, certificando-se de que o mesmo teve seu problema sanado e/ou foi atendimento corretamente.
Para falar acerca do assunto, foram convidados os consultores do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), Francisco de Oliveira, Giovanni Di Sarno e Ricardo Oliva.
No primeiro momento, os participantes tiveram um debate para identificar dificuldades existentes quanto a encaminhamentos de pacientes, remoção e outros fatores voltados a Central de Regulação, com foco na melhoria do procedimento. Na sequência, foi dado início às palestras do dia acerca da Gestão da Clínica e Clínica Ampliada.
“É uma capacitação do Corpo Clínico onde ministramos o conceito da Clínica Ampliada e questões que trabalhem o melhor atendimento do paciente”, explicou o consultor e um dos palestrantes Francisco de Oliveira.
Trata-se de um projeto de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), “é uma nova política que visa o tratamento não somente da patologia do paciente e sim outros acompanhamentos que ele necessita, desde psicológico e outros”, ressaltou Oliveira.
“São conhecimentos necessários para uso das ferramentas que temos e uma ação multiprofissional que pode e deve gerar melhores resultados”, explica a diretora de Relações Institucionais da Saúde, Thaís Emiliana Sales da Silva.
O projeto também faz parte da Gestão Compartilhada que é o acompanhamento permanente, fiscalização e/ou monitoramento de metas de desempenho e resultados operacionais, administrativos, contábeis e financeiros, visando à melhoria da qualidade e eficácia do atendimento hospitalar prestado à população.
Participaram do evento, representantes dos municípios de Brasilândia, Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Selvíria e Santa Rita do Pardo, além dos representantes de Três Lagoas.
Daiana Oliveira