A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Setor de Imunização, começou as tratativas para início da vacinação contra o vírus do papiloma humano – HPV, em todas as Escolas (privadas, municipais e estaduais) da Cidade. A vacina antes era indicada para meninas a partir de 11 anos até os 26, agora, meninas com idade a partir dos 9 até 45 anos podem ser imunizadas.
Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, a campanha nas Escolas será para vacinar meninas de 9 a 13 anos. “Acima desta idade nós faremos a vacina no departamento DST/AIDS da Prefeitura, para que a pessoa possa se sentir mais a vontade e não haja problemas de exposição”, explica.
A mudança decorre de pesquisa da fabricante da vacina MSD, a qual demonstra que grupos de mulheres entre 24 e 45 anos estão suscetíveis a contraírem o vírus. A vacina também é indicada para meninos de 9 a 26 anos na prevenção de doenças pré-cancerosas.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (09) a pedido da MSD, após devida aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A equipe do setor de Imunização do Município definirá no final desta semana o início, período e estratégias da campanha de vacinação contra o vírus HPV (sigla do inglês – “Human Papilom Virus”).
No ano passado (2014), a equipe atingiu 100% de imunização, o equivalente a 2.076 imunizações.
Assessoria de Comuniação