A prefeita de Três Lagoas (MS), Marcia Moura (PMDB) participou na manhã desta segunda-feira (2), da comemoração de aniversário de 91 anos da 2ª Companhia de Infantaria do Exército de Três Lagoas. Além disso, o evento marcou a cerimônia de Incorporação do Efetivo de Classe do ano de 1996 de 100 jovens e também fez parte de uma das ações para comemorar o centenário do Município.
O Major Nélio Moura Bertolino, representando a 2ª Cia. De Infantaria, ao lado da prefeita Marcia Moura e representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e demais convidados assistiram a cerimônia de formatura dos jovens.
Bertolino ressaltou que assim como Três Lagoas, em mais 650 organizações militares do Exército do país, este tipo de cerimônia é realizada. Também disse que este é um momento muito marcante na vida de cada jovem e que é muito importante para Companhia.
“Passado o período de dois meses com o nosso efetivo reduzido, vemos esse aquartelamento revigorado e brilhante. Quem dá vida e alma ao quartel, são os seus militares, particularmente, seus soldados e vocês a partir de hoje, integram o Exército Brasileiro, uma das instituições de maior credibilidade do país”, disse o Major aos formandos.
Além disso, o Major lembrou que ano passado quase mil jovens participaram do processo seletivo de entrevistas, sendo que foram selecionados apenas 100. “Orgulhem-se disso e nunca se esqueçam de que a partir de hoje devem ter a responsabilidade indispensável daqueles que representam a força terrestre”, salientou.
Marcia Moura parabenizou a homenagem prestada pelo exército às personalidades do município e também aos jovens que participaram da solenidade. “Para nós, é uma grande honra em nosso Município saber que tempos uma corporação que desenvolve um brilhante trabalho”, ressaltou a prefeita.
AMIGO DA COMPANHIA
Além disso, diversas pessoas de Três Lagoas receberam o diploma Amigo da Companhia pelos relevantes trabalhos prestados no município e também pelo apoio oferecido à instituição. Receberam o diploma as seguintes personalidades: Carlos Alberto Crepaldi, gerente da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias – Jupiá; Elza da Silva, proprietária da empresa Elza Decorações; Pároco Nivaldo da Silva dos Santos, da Paróquia Santa Rita de Cássia; Sayuri Baez, proprietária da empresa Gold Comunicação Visual; Wesley Mendonça, diretor geral da empresa jornalística Hojemais e Márcio Hirade, presidente do Clube de Tiro de Três Lagoas.
HISTÓRICO
A 2ª Cia. De Infantaria completou 91 anos neste ano e de acordo com a história, a chegada de tropas para mobiliar a Guarnição teve início na Revolução de 1924, quando os soldados que chegaram ao Município tinham por missão garantir a passagem sobre o Rio Paraná na região de Jupiá, permitindo o livre acesso entre os Estados do Mato Grosso e São Paulo, assegurando a movimentação de Tropas da Circunscrição Militar de Mato Grosso até o Estado Bandeirante.
Após a revolução de 1924, o Exército permaneceu em Três Lagoas, com um Destacamento Militar, com a missão de guarnecer a passagem rodoferroviária sobre o mesmo local citado. Em 20 de maio de 2003, foi criada a 2ª Companhia de Infantaria, sediada no Município, subordinando-a diretamente ao Comando Militar do Oeste, instalado em Campo Grande (MS).
Assessoria de Comunicação