A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realizou na noite da última sexta-feira (18), na Praça Senador Ramez Tebet, solenidade alusiva ao Dia da Bandeira Haitiana.
Segundo a Diretoria de Cultura, aproximadamente 300 pessoas participaram do evento que contou com a degustação de comidas haitianas como arroz com feijão preto, banana frita, frango frito e salada com cenoura e repolho; exposição de telas pintadas no Haiti; declamação de poesia, do hino do Haiti, música, todos no idioma haitiano.
Apresentações de dança e luta capoeira também estavam entre as atividades que contou com a participação de 30 haitianos e da parceria do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
O Presidente da Associação para o Avanço dos Migrantes Haitianos em Três Lagoas (ALMATH), Júnior Juste, se disse agradecido pela parceria e apoio da Prefeitura e dos três-lagoenses que acolhem diariamente os 800 haitianos que residem na Cidade.
Durante o evento um mapa do Haiti, assim como o de Três Lagoas foi impresso, em parceria com a UFMS, e exposto para que os haitianos pudessem mostrar aos participantes, onde moravam. Em Três Lagoas o bairro em que mais concentra haitiano é o Novo Alvorada.
Diretoria de Comunicação