O Departamento Municipal de Cultura, por meio do Núcleo de Música, convida os componentes da orquestra de violeiros de três lagoas para o reinício dos ensaios que acontecerá na próxima terça-feira (03) no Saguão da Antiga Prefeitura, em frente à Praça Senador Ramez Tebet, a partir das 18h.
Atualmente, a orquestra conta com 30 integrantes entre violeiros, violeiras e cantoras, sendo regida pela musicista, professora e coordenadora de projetos musicais e cultura popular da Prefeitura de Três Lagoas, Cidinha Mariano.
A orquestra comunica que está com as inscrições abertas para violeiros, violonistas, acordeonista e percussionista.
Os músicos que pretendem compor a orquestra não podem ser iniciantes e não receberão remuneração.
Os interessados devem procurar o Núcleo de Música, que fica localizado na Avenida Antônio Trajano, nº 30 – Centro, até dia 6 de março.
HISTÓRIA
Fundada em outubro de 1995, a Orquestra de Violeiros de Três lagoas desenvolve importante trabalho de recuperação e preservação das raízes culturais sul-mato-grossense, bem como a divulgação das potencialidades culturais do Município. Ela nasceu em uma roda de amigos formada esporadicamente para tocar suas violas e violões.
A orquestra já participou de apresentações e difusões televisivas e radiofônicas de âmbito regional e nacional; de aberturas de shows de importantes nomes da música brasileira como Sérgio Reis e Almir Sater.
Apresentou-se em cidades do estado de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás e em 15 cidades do Mato Grosso do Sul. Participou de eventos como o I Seminário Nacional de Viola Caipira, em Belo Horizonte – MG; Revelando Grandes Lagos, em Ilha Solteira-SP; e várias edições da Expogrande, em Campo Grande.
Em abril de 2009, a orquestra participou da gravação do “Estância no Alto da Serra”, programa de música sertaneja televisionado pelo Canal Rural.
Em 2014 participou do Projeto Música no Hospital, quando percorreu corredores do Hospital Auxiliadora cantando e levando um alento para enfermos e parentes.
Nos últimos anos participou da abertura da Exposição Rural de Paranaíba (Expopar) e na Exposição Rural de Três Lagoas e em várias cidades do Bolsão, levando sempre um repertório de música sertaneja raiz.
Assessoria de Comunicação