A segunda noite de festa de carnaval em Três Lagoas (MS), neste domingo (15), atraiu cerca de mil pessoas na Avenida Rosário Congro, que se emocionaram com o desfile das Escolas de Samba. O vice-prefeito Luiz Akira (DEM) e a diretora de Departamento Municipal de Cultura, Vickie Vituri representaram no evento a prefeita Marcia Moura (PMDB) e acompanharam as apresentações carnavalescas.
O evento que estava previsto para iniciar às 19h, iniciou um pouco mais tarde por conta da chuva, entretanto, após reunião de uma hora e meia, com os três presidentes das escolas, os mesmos entenderam por melhor, esperar a chuva dar uma trégua para entrar na avenida. “Conversamos com todos e ficou definido a apresentação ser neste domingo”, disse a diretora.
Além disso, Vickie ressaltou da felicidade dos temas das escolas apresentarem sobre a história da criação da Cidade. “Estamos no ano do Centenário da Cidade e nada melhor que levar para o público um pouco mais sobre a nossa Três Lagoas. É uma felicidade muito grande para nós em ver hoje o que faz parte do nosso passado aqui na Avenida”, ressaltou.
O casal de Campo Grande, o mecânico Claudinei Ferreira de Menezes e a operadora de caixa Michele Rodrigues Sobrinho, elogiaram o desfile na cidade. Os dois afirmaram que foi a primeira vez que visitaram o carnaval no Município e não se arrependeram do que viram. “Infelizmente isso não tem em nossa Cidade, por isso que saímos de lá, viemos para Três Lagoas e adoramos tudo o que vimos. Estão todos de parabéns pelas apresentações”, disse Michele. “Foi uma festa muito bonita, eu gostei muito de ver as escolas de samba daqui”, falou Claudinei.
APRESENTAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA
A primeira a entrar na Avenida foi à escola de samba “Estação Primeira de Três Lagoas” que levou para o público cantar “Três Lagoas da Cidade das Águas a Rainha da Celulose, 100 anos de Amor”. A composição foi feita por Val de Brito e interpretada por Júnior, Bactéria, Val de Brito e Vana Lira. O carnavalesco foi Vinícius Chan.
No carro abre ala, a Maria Fumaça representou o símbolo da escola e o começo da evolução de Três Lagoas com a linha do trem. Na segunda ala, a miscigenação, com a mistura de raças e o berço da civilização três-lagoense e na sequência, o casal de mestre sala e porta bandeira mirim representaram a fauna e flora trazendo a esperança de um futuro melhor. Na terceira ala, as crianças representaram as flores e o futuro e, em um gesto de gentileza entregaram para o público singelas flores de presente. A quarta ala levou para a venida os pantaneiros também lembrando da fauna e a flora. A escola ainda trouxe a bateria, a representação da música, a ala das baianas lembrando as águas e o mel. Em outras alas também fora contada mais sobre os monumentos, a comunicação e o orgulho de ser três-lagoense. Ainda foram lembrados os antigos e por fim, a escola coroou o desfile com o bolo de comemoração de 100 anos de Três Lagoas junto com a velha guarda fazendo a festa.
Depois, foi à vez da escola “Acadêmicos Unidos de Três Lagoas”, que trouxe para a boca do povo o samba enredo “Do formigueiro à Santa protetora dos olhos. Bairro Santa Luzia: nos trilhos da saudade”. O enredo foi composto por Sérgio Alvarenga (Pinicuta), que também auxiliou na interpretação junto com Niltinho Marrom. O carnavalesco da Escola sob a liderança de Edson Moretti.
A proposta foi homenagear o primeiro bairro da Cidade, que recebeu o nome de “Formigueiro” e hoje leva o nome de Santa Luzia. Uma forma de saudar os antigos moradores e trabalhadores da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), que construíram casas e constituíram família naquele local e colaboraram com crescimento do bairro e da Cidade. O samba também destacou atividades como brincadeira na pracinha, discotecas, festa do quentão e as grandes festas da Padroeira Santa Luzia. O destaque também foi a lembrança do Padre Nicolau, os músicos Rui e Binha e o primeiro time de futebol “Legionário Esporte Clube”. A escola levou três carros alegóricos e um tripé.
E a última a se apresentar foi a X-15, como tema “Amor que não se mede – Três Lagoas", composta por Pinicuta e interpretada por Marcos Praxedes. A escola de samba levou em cinco alas o carinho pela Cidade. A carnavalesca foi Cleudenice Anselmo (Nenzinha).
O primeiro carro alegórico abriu as portas para entrada dos carnavalescos e na sequência foi à vez das crianças representando o “Formigueiro”, o primeiro bairro Santa Luzia. Depois foi a bateria furiosa, conhecida popularmente por todos. O segundo carro mostrou o amor de Três Lagoas, atingido pela flechas de nossas lagoas e se encantam e fazem moradia. A terceira ala da alegria levou a felicidade de estar comemorando o Centenário do Município. A última ala das baianas destacaram o Centenário, homenageando Rosangela Chagas e a diretoria fechou o último desfile da noite.
Os jurados foram o promotor de justiça ambiental, Antônio Carlos Garcia de Oliveira; a artista plástica, Jamile Zaguir; o pesquisador e artista plástico Mateus Alves; o músico da Banda Marcial Cristo Redentor, Everton Ricardo; o jornalista e radialista de Porto Murtinho, Hildebrando Procópio e o presidente de honra, o jornalista Luizinho Corrêa. Eles deram notas de 5 a 10 nos seguintes quesitos: fantasia, alegoria, adereços, samba enredo, mestre sala e porta bandeira, bateria, comissão de frente, evolução e harmonia. A apuração será na terça-feira (17), às 10h, no Arenamix.
A alegria continua ainda hoje, no Arenamix, a partir das 22h, com a banda Alphaville e amanhã, na matinê, a partir das 15h, também no mesmo local.
Além dos populares, secretários e diretores municipais prestigiaram o desfile além de demais representantes da sociedade.
MATINÊ DOMINGO
A matinê do Carnalegria 2015 iniciou neste domingo (15), no recinto Arenamix. A festa começou às 15h e seguiu até às 18h. A banda Alphaville, de Andradina/SP, mais uma vez animou ou os foliões. A próxima matinê acontece nesta terça-feira (17) que marca o final das matinês do Carnalegria, porém logo mais a noite, a partir das 22h haverá o último baile noturno, no Arenamix.
As famílias três-lagoenses compareceram ao recinto para prestigiarem o evento, que classificaram como seguro e elogiaram a organização. “É perfeito para vir com a família toda, pois, há bastante segurança, podemos ficar tranquilos com as crianças. Além disso, a organização está muito boa, o recinto está limpo, decoração bonita e tem alimentação e bebidas. Uniu segurança e lazer”, disse Antônio Almeida, auxiliar de produção, que foi ao evento com a esposa e os dois filhos.
A dona de casa Marcia Souza foi à matinê do Carnalegria 2015 com os dois filhos e afirma ter gostado do evento. “Eu estou adorando, é uma oportunidade de ficar com a família e ter diversão”, pontuou.
APURAÇÃO DAS NOTAS
A Escola de Samba vencedora será anunciada nesta terça-feira (17), no Arenamix. A apuração das notas terá início às 10h.
Assessoria de Comunicação