A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, através da sua equipe de fiscais de meio ambiente e apoio da Promotoria de Meio Ambiente de Três Lagoas, iniciou essa semana levantamento que vai analisar a necessidade de plantio de árvores em diversos bairros da Cidade. A ação visa melhorar a qualidade do ar e diminuir a temperatura média em ruas e avenidas, principalmente em áreas comerciais.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Nuna Viana, o plantio será iniciado do centro da Cidade para os demais bairros. “Para que isso possa ocorrer precisaremos do apoio dos comerciantes e população, pois emitiremos comunicado solicitando que disponibilizem um local, pré-definido, na calçada do seu estabelecimento ou residência para que nós possamos realizar o plantio”, comentou.
PRAZO
A Secretaria informa que após o comunicado ser enviado, os comerciantes e população têm até o dia 30 de maio para disponibilizar o local, que deve ter ao menos um metro quadrado. “Isso já é exigido pelo Município, é o que chamamos de área permeável, ou seja, além de contribuir para melhorar o ar da Cidade, ainda previne enchentes, pois diminui a área permeabilizada do solo”, explicou Nuna.
A previsão é que o plantio das árvores, nos locais pré-definidos, ocorram nos dias 1, 2 e 3 de junho, na Semana do Meio Ambiente, que é celebrada no dia 5 do mesmo mês.
Em caso de descumprimento da solicitação por parte da população ou comerciantes, será emitida notificação na medida da lei.
MUDAS
As mudas a serem plantadas são cultivadas no Viveiro Municipal. “Caso as mudas disponíveis não atendam a necessidade, haja vista que alguns locais permitem apenas plantio de árvores de pequeno, médio ou grande porte, pediremos apoio a empresas locais”, enfatizou o secretário.
Assessoria de Comunicação