
Seguindo a programação da Semana Pedagógica, o núcleo de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas, apresentou aos docentes a nova Proposta Curricular para o exercício de 2015. Pela primeira vez, o documento contou com a colaboração de todos os setores da secretaria, sendo considerado como marco para os profissionais envolvidos. No mesmo dia, foi apresentada também a Proposta Curricular do 6º ao 9º ano, que tem ênfase nas habilidades e competências atreladas às disciplinas aplicadas durante o ano. As apresentações ocorreram, respectivamente, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Unidade I, e na Escola Municipal Eufrosina Pinto.
De acordo com a professora, Vera Medeiros, uma das coordenadoras do setor de Educação Infantil do Departamento Pedagógico da SEMEC, o momento histórico motivou a reformulação da Proposta Curricular. “O Ministério da Educação [MEC] estabelece que a proposta seja alterada a cada dois anos. No entanto, antecipamos a reformulação e decidimos fazer diferente. Neste modelo, houve participação de todas as áreas da SEMEC. Entendemos que o momento histórico de Três Lagoas exige reformulações específicas, e que isso inclui o coletivo. Cada setor pôde opinar e acrescentar experiências, sugestões e necessidades especificas. Essa ação resultou em um documento rico em informações e efetivo em ações. E essa mudança aliou-se a visão da SEMEC, que preza pela qualidade do ensino”.
Vera avalia que o documento é mais completo no sentido de unir conceitos à prática de docência. “A proposta traz concepções pedagógicas, com conceitos de educação infantil e infância, o que norteia reflexões e estudos, de forma a aprimorar o exercício da profissão de professor”.
A Proposta Curricular abrange toda a Educação Infantil, do berçário ao maternal III. A reformulação aconteceu através de reuniões e encontros durante todo o ano de 2014. Portanto, a participação coletiva foi considerada como um marco pelos setores que participaram do processo. “Todos os setores colaboraram, o que possibilita uma visão geral mais assertiva do ambiente escolar do ensino infantil. A proposta conseguiu unir com exatidão a legislação e diretrizes com as realidades e necessidade do município, graças a essa interação”, disse Anette Lopes, do Núcleo de Formação da Semec.
ESCOLA DE TODOS
A Proposta Curricular do 6º ao 9º ano enfatiza o aprendizado por meio das habilidades e competências aplicáveis a cada disciplina. “Fizemos desta forma [professores e especialistas], pois, recebemos muitos alunos de outros estados. Queremos que o processo de aprendizado seja dinâmico, que o aluno aprenda através das suas habilidades e competências, ou seja, ir além do ensino mecânico. O objetivo é que todos os alunos sintam-se familiarizados com os conteúdos mesmo que tenha vindo de outro estado ou cidade”, disse a coordenadora do 6º ao 9º ano, Maria Helena Ferreira.
A assessora educacional e diretora do Departamento Pedagógico da SEMEC, Jussara Fernandes, esteve presente nos locais de apresentação e aproveitou a oportunidade para dizer que o objetivo da SEMEC, por meio do departamento, é modernizar, atualizar, inovar na implantação das práticas dos projetos pedagógicos. “É uma prática da SEMEC reunir os docentes para debater a cerca das mudanças. A opinião e participação de todos, para SEMEC, é de suma importância. Entendemos que somente desta forma conseguiremos alcançar a eficiência no processo de alfabetização e ensino”.
Assessoria de Comunicação