De 20 a 23 de novembro Três Lagoas será o ponto de encontro de mais de 500 visitantes que se reunirão para o 3º Congresso Missionário Regional de Mato Grosso do Sul.
O município é a terceira cidade do Estado a receber o encontro e foi escolhida após o saudoso Bispo, Dom José Moreira Bastos, despertar o interesse dos Bispos de Mato Grosso do Sul por conhecer a 25ª cidade mais dinâmica do país.
Realizado pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE), junto ao Conselho Missionário Diocesano de Três Lagoas (COMIDI), o congresso reúne as sete dioceses do Estado, composto por Campo Grande, Naviraí, Dourados, Jardim, Corumbá, Coxim e Três Lagoas, para juntas refletirem sobre o tema: “Mato Grosso do Sul, com Cristo, partilha a sua Fé”.
Com o lema: “Como o Pai me envio eu também vos envio” (Jo 20,21), o encontro tem o objetivo de por em prática, e sentir, aquilo que é a vocação primordial da Igreja, ser discípulo-missionário de Jesus Cristo. “Queremos reunir os fiéis para partilharmos conhecimentos e também ouvir sugestões que possam somar para as temáticas que serão abordadas”, explica o Padre Altair Ferreira, atual administrador da Diocese de Três Lagoas.
“É uma honra a nossa Cidade receber esse evento, tanto pela sua representatividade, quanto pela que se propõe a fazer. Precisamos de mais ações como essas que trazem informação e esperança à sociedade. Dou meu total apoio e atenção, pois temos apenas a agradecer o Comire”, comentou a prefeita Marcia Moura.
Recepção e Missão dos congressistas
Os mais de 500 congressistas, que contemplam todos os Bispos do Estado, pelo menos um representante de cada cidade sul-mato-grossense e enviados da Diocese do Paraguai, serão recepcionados e hospedados pela comunidade e até o momento, mais de 438 famílias três-lagoenses já se preparam para receber os missionários. “Junto às dioceses disponibilizamos inscrições para que os interessados pudessem solicitar a hospedagem e de acordo com as solicitações, conversamos com as comunidades e conseguimos acomodar os visitantes”, explica Padre Nivaldo Aparecido dos Santos, que complementa que casas paroquiais e o Centro Diocesano de Pastoral também hospedarão os fieis.
Além de participar das oficinas e das demais atividades do Congresso, os visitantes terão a missão de visitar os bairros Vila Verde e Jardim das Acácias. “Os missionários serão enviados com o propósito de levar a esperança e a alegria do Evangelho para estes moradores”, diz o Padre Rogério Gomes, Ecônomo da Diocese de Três Lagoas e vice-reitor da Casa de Teologia de Campo Grande.
Devido a dimensão e importância do Congresso, além da presença dos veículos de comunicação de Três Lagoas e da região, o evento receberá a cobertura da mídia Católica nacional, com previsão de transmissão em tempo real pela Rede Vida de Televisão. Para auxiliar em uma estrutura como esta, o Congresso também conta com a participação de mais de 300 voluntários que atuam na organização do evento.
Programação
O 3º Congresso Missionário Regional de Mato Grosso do Sul é inspirado pela fala do Papa Francisco que convoca a população a fazer a diferença: “Ser missionário é colocar-se a disposição. O missionário vai adiante, levando sempre a Palavra de Deus. Ide sem medo, para servir”.
Confira a programação e sinta-se convidado a partilhar deste momento:
20/11 – Quinta-feira
19h – Santa Missa de abertura do Congresso
Local: Catedral Sagrado Coração de Jesus.
21/11 – Sexta-feira
8h – Oficina: Pastorais Sociais – Palestrante: Pe. Valdair Aparecido Rodrigues – Jales/SP
Local: Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis
8h – Oficina: Missionaridade dos Leigos – Palestrante: Robson Ferreira – SP
Local: Igreja Matriz da Paróquia de Santa Luzia
8h – Oficina: Infância e Juventude Missionária – Palestrante: Guilherme – Pontifícias Obras Missionárias (POM) – Brasília/SF
Local: Igreja Matriz da Paróquia Santa Rita de Cássia
8h – Oficina: Mobilidade Humana e Impactos Urbanos e Ambientais – Palestrante: Padre Sidnei – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Brasília/DF.
Local: Capela Dom Bosco – Paróquia Santo Antônio.
8h – Oficina: Missão a Serviço dos Povos Indígenas – Palestrante: Saulo Feitosa – CIMI – Conselho Indigenista Missionário – Brasília/DF.
Local: Capela São Pedro Apóstolo – Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
8h – Oficina: Paróquia Missionária – Palestrante: Padre Sávio – Pontifícias Obras Missionárias (POM) – Brasília/DF.
Local: Capela São Judas – Paróquia Santa Rita de Cássia.
17h30 – Missa nas Igrejas e Capelas que recebem as oficinas.
22/11 – Sábado
7h – Caminhada em favor da Juventude – concentração em frente à Capela Santo Antônio com destino à Catedral Sagrado Coração de Jesus.
Ato Público da Juventude na Cruz da Jornada Mundial da Juventude
9h – Missa em favor da Juventude com Dom Eduardo Pinheiro, Bispo auxiliar de Campo Grande e referencial da Juventude no Brasil
Local: Catedral Sagrado Coração de Jesus.
13h – Missão no Bairro Vila Verde
Local: Ponto de encontro: Capela Santo Expedito
13h – Missão no Bairro Jardim das Acácias
Local: Ponto de encontro: Capela Nossa Senhora das Graças.
23/11 – Domingo
8h – Encaminhamentos e apresentação da Carta Compromisso do Congresso
11h – Missa em Ação de Graças e encerramento do Congresso.
Inscrições
As inscrições para as oficinas são limitadas e podem ser feitas por meio do site da Diocese de Três Lagoas (www.diocese3lagoas.com.br), após o preenchimento da ficha (disponível no campo Download) e envio para o e-mail diocesetreslagoas@yahoo.com.br. As demais atividades são abertas a toda a comunidade.
Informações à Imprensa
Diác. Roberto Rabelati – Chanceler da Cúria Diocesana de Três Lagoas
Fone: 67 8120-2199
e-mail: rabelati@hotmail.com
Pastoral da Comunicação da Diocese de Três Lagoas – PASCOM
Assessoria de Comunicação