A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada da secretária de Saúde do Município de Três Lagoas, Eliane Brilhante, secretário de Finanças e Controle, Fernando Pereira, e da diretora de Relações Institucionais em Saúde, Thais Emiliana Salles da Silva, recebeu em seu Gabinete a ex-secretária de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul, doutora Beatriz Dobashi, e o consultor do Ministério da Saúde, doutor Gilberto Scarazatti, na tarde desta quinta-feira (30).
Atendendo a convite da prefeita de Três Lagoas e da secretária municipal de Saúde, a visita teve a finalidade de “expor e de se avaliar os resultados da Contratualização de Gestão Compartilhada do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, conforme análise dos índices de satisfação do usuário”, resumiu Thais.
Na sala de reuniões do Gabinete, também atendendo ao convite da prefeita Marcia Moura, estavam: o coordenador do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), organização vinculada ao Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Paulo Carrara, acompanhado de Ricardo Oliva e Giovanni Di Sarno, ambos da equipe do Cealag; e o diretor técnico da Gestão Compartilhada do Auxiliadora, médico Francisco Claro Oliveira, junto com a contadora Cintia.
RECONHECIMENTO
“Fiz questão de convidar a doutora Beatriz, porque devemos a ela o fundamental apoio à formalização do contrato de Gestão Compartilhada do Hospital Auxiliadora, quando secretária estadual de Saúde”, disse a prefeita Marcia Moura.
“Se hoje nossa população sente os resultados positivos da qualidade do atendimento hospitalar, antes tão criticado, é graças aos impactos idealizados pela Gestão Compartilhada, que provocou toda uma mudança de mentalidade de qualidade de serviços que a população tem direito e merece”, destacou Marcia Moura.
“Com o apoio e orientações da doutora Beatriz, sempre acreditei e tenho manifestado publicamente em várias ocasiões, que toda a mudança cria esperanças e vale a pena, quando gera e provoca resultados positivos na melhoria da eficiência e da qualidade de atendimento que temos obrigação de prestar à saúde da nossa população”, completou a prefeita Marcia Moura.
Pela análise dos resultados “qualitativos e quantitativos do atendimento hospitalar no Auxiliadora conquistamos recentemente ouro na Certificação de Qualificação Hospitalar (CQH), processo ligado ao Conselho Federal de Medicina”, comentou o médico Francisco Claro.
“Graças aos resultados satisfatórios da Gestão Compartilhada, avaliados também pelos bons índices de satisfação do usuário, conforme levantamentos recentes da Auditoria SUS (Sistema Único de Saúde), o Hospital Auxiliadora é o único do estado de Mato Grosso do Sul que recebeu essa pontuação ouro (365 pontos), em menos de dois anos”, destacou a enfermeira Thais.
MODELO
Após ouvir os relatos da equipe do Cealag e visita que fez ao Hospital Auxiliadora, o consultor do Ministério da Saúde avaliou que “este modelo de Gestão Compartilhada, constatados os resultados, pode ser apresentado e sugerido a hospitais de outras Regiões do Brasil”, disse Gilberto Scarazatti.
“Hoje, temos a alegre satisfação de constatar e perceber que, graças à Gestão Compartilhada, direção, médicos, enfermeiros e enfermeiras, atendentes e demais funcionários do Auxiliadora compreendem que o Hospital não é mais uma unidade isolada de Saúde, mas integra todo o Sistema da Rede Municipal e também macrorregional da Saúde”, explicou Eliane Brilhante.
“Quem ganha com isso é a população de Três Lagoas e dos municípios da nossa Região”, completou Eliane Brilhante.
“Temos uma nova mentalidade de prestação de serviços e da qualidade de atendimento hospitalar, que reflete positivamente na disposição e alegria de quem trabalha e no grau de satisfação da população de Três Lagoas e Região”, acrescentou o doutor Francisco.
Fotos Assecom
Assessoria de Comunicação