O Grupo de Teatro Identidade, vinculado ao Departamento Municipal de Cultura e Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, foi convidado para apresentar o espetáculo de rua “Retirantes” na programação da “9ª edição do Circuito de Teatro em Português” no próximo domingo, dia 2 de novembro, às 17h, na Praça do Patriarca – Sé, em São Paulo. A classificação do espetáculo é livre.
SOBRE O EVENTO
O Evento é uma produção da Companhia Dragão 7 e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e contará com 14 espetáculos, com apresentações gratuitas em diferentes pontos da cidade, com diferentes grupos teatrais brasileiros e de países lusófonos.
A programação será entre os dias 1 e 14 de novembro , com abertura no dia 31/10, dentro de um projeto de intercâmbio. O Circuito de Teatro em Português é um projeto de intercâmbio teatral dos países de língua oficial Portuguesa que reúne anualmente no Brasil companhias de teatro de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, num programa de espetáculos, workshops, seminários e debates com o público.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Este ano, estarão presentes no Circuito quatro grupos portugueses, quatro coletivos brasileiros, uma companhia de cada um dos países africanos de expressão portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe), e grupo de Timor Leste.
Das 13 peças apresentadas, duas são coproduções entre companhias de diferentes países e cujas relações começaram no âmbito do Circuito de Teatro em Português. No total serão pelo menos 30 apresentações a realizar no estado de São Paulo.
ESPETÁCULO RETIRANTES
A peça é um drama com características do teatro popular, retrata os desejos e utopias de um povo que anseia melhores condições de vida em lugares desconhecidos.
O espetáculo Retirantes retrata a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor fora do seu local de origem. Retirante é o homem que viaja de onde mora partindo para outro lugar em busca de subsistência, fugindo das amarguras do seu local de origem. O teatro de rua trata da questão migratória, influenciada pela miséria que atinge o país. Aponta o sofrimento do povo brasileiro e suas aflições na busca de novos horizontes que nem sempre são concretizados devido às questões sociais e econômicas que permeiam a nossa sociedade.
O ELENCO E A EQUIPE CÊNICA
A direção do espetáculo é de Leandro Cazula, conta com orientação cênica e musical de Daniel Dhemes (Rio de Janeiro/RJ) e o elenco composto pelos atores: Erick Victor, Helia dos Santos, Jajá Ribeiro, Guilherme Lemes, Samara Gobira, Emerson Matos, Guilherme Nogawa, Jaqueline Higa, Cesar Nogawa, Bruna Neto, Lucas Normando e Brenda Pereira, que são integrantes do Grupo de Teatro Identidade. A concepção dos figurinos adereços é do próprio grupo. A sonorização é concebida por Guilherme Lemes e a maquiagem tem a orientação de Daniel Dhemes. O espetáculo conta com o apoio técnico de Evelly Vitória, Ricardo Lima e Mariana Lemes.
Assessoria de Comunicação