A diretora de Cultura, Vickie Vituri, e a coordenadora do Núcleo de Música, Cidinha Mariano, participam de curso de formação de gestores culturais, nesta sexta-feira (24), no Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. O referido curso é ministrado pela Universidade de Brasília em cooperação com o Ministério da Cultura e Secretaria de Articulação Institucional.
Durante o dia, os representantes dos 33 municípios de Mato Grosso do Sul terão contato com a culinária típica de Mato Grosso do Sul, participarão de roda de conversa e troca de experiências sobre as Políticas Públicas para a Cultura Regional, palestra sobre Diversidade Cultural com a professora e consultora Selma Santiago, além de bate papo sobre as ações do MinC e o Plano Nacional de Cultura com o diretor de Programas Integrados da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, Pedro Ortale.
Já a programação no teatro Aracy Balabanian, que conta com o apoio da Fundação de Cultura do Estado, inclui apresentações artísticas regionais como do Centro de Tradições Pantaneiras, Colônia Paraguaia e do artista plástico Apres Gomes.
Para a diretora de Cultura Vickie Vituri, “o curso de formação oportuniza a interação entre os gestores e representantes dos municípios, a troca de experiências e projetos culturais desenvolvidos em cada região do Estado e, que poderão servir de exemplo para as ações realizadas em nossa cidade”, destacou.
PLANO NACIONAL DE CULTURA
A Lei que criou o PNC (12.343/2010) prevê metas para a área da cultura a serem atingidas até 2020. Em número de 53, elas foram estabelecidas por meio da ampla participação da sociedade e gestores públicos. Por meio do Sistema Nacional de Cultura os estados e municípios são monitorados e amparados pelo MinC.
Mais de 50 Municípios de Mato Grosso do Sul já aderiram à Política Nacional com objetivo de estruturar ações e ampliar os recursos para a cultura local. Na prática, com o PNC, os municípios e Estados têm maior organização financeira para a Cultura, com um orçamento contínuo e um sistema de gestão partilhado com a sociedade.
PALESTRANTES
Selma Santiago é consultora e professora de Gestão Cultural; Mestre em Gestão Cultural pela Universidade de Barcelona; Especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela Universidade Estadual do Ceará; Bacharel em Sociologia pela Universidade de Fortaleza.
Ela é autora do livro “Gestão Cultural para o Desenvolvimento de Cidades” , publicado pela Editora Logos3.
Pedro Ortale já foi presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e hoje é diretor de Programas Integrados da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura. No encontro, irá ministrar a palestra “Plano Nacional de Cultura e Sistema Nacional de Cultura”.
Assessoria de Comunicação