A prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (ABB Comunidade), na manhã desta segunda-feira (13) participando da abertura do curso “Educador Social AABB Comunidade” que será ministrada aos educadores do Programa de Integração, capacitação esta exigida pela Federação Nacional das AABBs (FENABB).
O curso com início nesta segunda-feira é promovido pela FENABB em parceria da Prefeitura de Três Lagoas através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), parceria da Fundação Banco do Brasil e Banco do Brasil, que segue até a próxima sexta-feira (17) será realizado em período integral nas dependências da sede da AABB.
O Enfoque do curso é predominantemente teórico sem abrir mão da ludicidade nos momentos oportunos para o público de interesse que são os coordenadores pedagógicos do Programa e Educadores sociais que atuam no Programa.
A metodologia do Curso é sustentada por uma concepção de educação que privilegia a construção coletiva do conhecimento e favorece o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, a autonomia e a consolidação da cidadania.
Assim, a prática pedagógica será orientada por métodos que tenham objetivo de contemplar abordagens multi-referenciais, considerar a complexidade dos fenômenos estudados, despertar a curiosidade epistemológica, valorizar o diálogo entre educadores e educandos sobre ideias, conceitos e práticas, possibilitar reflexões e ações permeadas pela criticidade, reconhecer e respeitar a diversidade para resultar em aprendizagens significativas.
“O sucesso do futuro de uma sociedade tem base na educação e nas oportunidades de se discutir melhor, entre os próprios educadores, métodos eficazes de transmitir o conhecimento de diferentes maneiras”, considerou a prefeita durante seu pronunciamento.
O secretário da SEMEC Mário Grespan esteve presente na ocasião junto do presidente da AABB Rogério Santana, do gerente de Negócios do Banco do Brasil, Marcio Sauer e demais representantes do Programa.
As aulas serão ministradas pelas professoras da PUC Rosangela Eugênio Nascimento e Aladia Cintra.
“O foco deste projeto são as nossas crianças e jovens, pois são eles que vão usufruir das novas diretrizes e métodos de ensino que serão discutidas entre nós os educadores da AABB”, disse a coordenadora do AABB Comunidade de Três Lagoas, Evalda Reis.
O curso com duração de 40horas/aula será ministrado para 25 educadores incluindo professores do Programa AABB das cidades de Aparecida do Taboado e Cassilândia.
Assessoria de Comuniação