A panfletagem e entrega de sacos ecológicos do Plano de Coleta Seletiva, inserido no Projeto Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, realizada pela MS Sanear, empresa contratada pela Prefeitura de Três Lagoas, começou nesta sexta-feira (26 de setembro) em diversos bairros da Cidade.
Segundo Ivan Garcia de Oliveira, gerente geral da Coleta Seletiva, até domingo (28 de setembro) a empresa pretende realizar a panfletagem em todos os setores estipulados pelo Plano, assim como a entrega do saco ecológico. “Na segunda-feira [29 de setembro] a coleta já será iniciada. Quem não puder atender os coletores, que passam devidamente uniformizados de casa em casa, pode deixar o saco ecológico em frente de casa, ou, levar até um dos 20 PEVs [Postos de Entrega Voluntária] instalados pela Cidade”, explicou.
Além da panfletagem, carros de som informarão sobre a coleta. “O panfleto, que é entregue de casa em casa, mostra exatamente como fazer a dispensa dos itens recicláveis e como dispor para a coleta”, comentou Ivan.
ADESÃO
Quanto à adesão da população à proposta da Coleta Seletiva, 94% estão dispostos e interessados a participar. No processo de diagnóstico e levantamento, técnicos treinados percorreram a Cidade, entrevistando moradores para entender o quanto as pessoas sabem de coleta seletiva e como gostariam que fosse implantada, explicou o engenheiro ambiental da MS Sanear, Diego Lanza Lima.
“No cenário de três mil pessoas entrevistadas, a maioria prefere a coleta seletiva feita de porta em porta. Assim mesmo, contaremos com a implantação dos chamados PEVs em locais de grande circulação de pessoas”, explicou. Ele citou como exemplo, postos de combustíveis, escolas, supermercados e outros.
Para tanto, “contamos com 20 parceiros para hospedagem e segurança dos PEVs, já com assinatura de autorização prévia, que nos dá segurança contra eventuais ações de invasão e vandalismo”, informou Diego Lanza.
ESTRUTURA OPERACIONAL
Para a execução do Plano da Coleta Seletiva, foi também feito estudo da Estrutura Operacional, que inclui a Setorização do Município, Roteiro da Coleta e dias específicos e os quatro caminhões de coleta, com traçado de percurso, calculado em torno de 35 km por dia até ao Galpão de Triagem, às margens da BR-158, área rural nas imediações da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas.
O local conta com infraestrutura adequada e é apropriado para que os catadores possam realizar o seu trabalho, inclusive, terá uma esteira para que eles possam fazer a separação do lixo reciclável.
Nessa estrutura operacional, já prevista no Plano de Coleta Seletiva, “poderemos contar com o Galpão de Triagem, Unidade de Tratamento de Resíduos e a tão esperada Cooperativa”, informou o Engenheiro Ambiental.
Assessoria de Comunicação