A prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria, na manhã desta quinta-feira (25), onde participou da solenidade de encerramento do Projeto “Pé na Faixa, Pé no Freio”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran), através do Departamento de Educação no Trânsito, junto às Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Três Lagoas.
O referido projeto teve como objetivo despertar e incentivar a consciência e a prática da prioridade do pedestre, como foi lembrado na Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro), ao destacar como slogan a mensagem “Cidade para as Pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre”.
No decorrer da execução desse projeto, o Departamento de Educação no Trânsito, coordenado por Caroline Cruz Feliciano, levou às nove Escolas participantes uma série de ações, entre elas, palestras, pintura de faixas de pedestres e lançamento de concurso de frases sobre a importância da prioridade que o trânsito deve dar ao pedestre.
Com o apoio de parcerias de empresas como Rodoval, Klin e Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, os alunos, autores das duas melhores frases, foram premiados com uma bicicleta cada um.
As escolas e os demais alunos participantes do concurso de frases receberam certificados e medalhas.
Participaram alunos das seguintes Escolas: Escola Estadual Afonso Pena, Escola Municipal Olyntho Mancini, Escola Municipal Professor Elson Lot Rigo, Escola Exitus, Escola Municipal Professor Odeir Antônio da Silva, Escola Municipal Flausina Assunção Marinho, Escola Municipal Antônio Camargo Garcia (Zona Rural), Escola Estadual Dom Aquino Corrêa e Escola Estadual Edwards Corrêa e Souza.
FRASES VENCEDORAS
As duas melhores frases, escolhidas pelos membros do Grupo de Gestão Integrada do Trânsito (GGIT) e que deverão ser usadas como slogan da próxima Semana Municipal de Trânsito e outras campanhas, foram as seguintes: “Obedeça à Sinalização. É melhor atrasar do que nunca chegar”, do aluno Marcos Minoru (9º ano D) da Escola Dom Aquino Corrêa; e “Atravesse na Faixa, Sinalize para a Vida”, do aluno Kelvyn Augusto dos Santos Moquisai (5º Ano), Escola Municipal Professor Odeir Antônio da Silva.
VALOR DA VIDA
A principal mensagem do Projeto “Pé na Faixa, Pé no Freio” é a responsabilidade que todos temos de priorizarmos o valor da vida, como ressaltou a diretora do Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (Deptran), professora Creusa Ramos.
Em seu pronunciamento, a prefeita também ressaltou que, “nossa vida vale muito. Mas, infelizmente, só damos o devido valor à vida, quando acontece algo com a gente”, disse.
Ao destacar a importância desse projeto da Semutran, a prefeita Marcia Moura agradeceu ao trabalho e ações que são realizadas para a melhoria do trânsito de Três Lagoas, citando o despertar da consciência de responsabilidade e cidadania das crianças, a fiscalização e atuação dos Agentes Municipais de Trânsito e a responsabilidade dos pedestres e motoristas que passaram “a respeitar e obedecer à sinalização e faixa de pedestres”.
Além dos alunos das referidas escolas, a solenidade contou com a presença das seguintes autoridades: presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), professora Regina Maria Duarte; secretário de Trânsito, Milton Gomes Silveira;; subcomandante do 2ºBPM, major Elcio de Almeida; comandante da unidade local da Polícia Militar Rodoviária (PMR), major James Magno, acompanhando as crianças e adolescentes do projeto Patrulha Mirim de Trânsito; diretora da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, professora Marizete Bazé; professora Jussara Fernandes, diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; coordenador municipal da Defesa Cilvil, Paulo Rebelo; e o diretor da unidade do Sest/Senat (Transportes), em Três Lagoas, CelsoVicente Pereira, acompanhado de representantes de empresas parceiras do projeto.
Fotos Assecom
Assessoria de Comunicação