A Prefeitura de Três Lagoas comunica à população que, o Aeroporto Municipal Plínio Alarcon já foi liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), na manhã desta quinta-feira (4), para operação de voos comerciais. O pedido de cancelamento da Notam (boletim de localidade/aviso aos aeronavegantes), foi publicado pela própria Anac, por meio do setor de Emergência Aeroportuária, no final da tarde de quarta-feira (3 de setembro).
No findar de tarde da última sexta-feira (29 de agosto), a Anac publicou Notam, interditando a Seção de Contra Incêndio do Aeroporto e alegou necessidade de substituição do Líquido Gerador de Espuma (LGE).
A Prefeitura, junto do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, através do governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Transportes Aéreos (CTA), tomaram as providências necessárias para atender a solicitação da Anac, quanto a esta substituição do LGE. A substituição da espuma Tipo 1 para a Tipo 2 foi feita pelo CB na terça-feira (2).
“Uniremos esforços para que nenhum problema desta natureza volte a acontecer. Nossa equipe técnica, junto ao governo do Estado por meio da CTA, sempre buscou o melhor quanto à entrega de documentação necessária e resolução das pendências. Nossa equipe técnica acompanhou todas as vistorias e ouviram, inclusive, elogios sobre o Aeroporto”, disse a prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB).
As companhias Aéreas, Azul e Passaredo, já foram comunicadas sobre cancelamento da Notam, para que se organizem e possam retornar atividades de tráfego aéreo na Cidade com pouso e decolagem no Aeroporto.
NOTAM
Após a Notam, publicada no dia 29 de agosto, interditando a Seção de Contra Incêndio, não houve voos no sábado (30) das companhias aéreas Azul e Passaredo. No domingo (31), somente a Azul operou e, na segunda-feira (1º de agosto), a Cia. Aérea Passaredo operou somente o voo das 18h45.
A suspensão dos voos foi informada pelas companhias Aéreas na terça-feira (2), uma vez que, após publicação de Notam, o Aeroporto fica restrito a receber somente quatro voos semanais.
Não houve, porém, restrição para pouso e decolagem de voos particulares com aeronave de pequeno porte.
Confira nas fotos da matéria, documentos respectivos de solicitação da cancelamento da Notam e liberação do Aeroporto.
Assessoria de Comuniação