O Município de Três Lagoas recebeu convite da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setas), através dos técnicos do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), para falar aos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, sobre a política de assistência social e as boas práticas desenvolvidas pelas equipes volantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), responsável pelo atendimento e mapeamento das famílias no perímetro rural de Três Lagoas.
Segundo a diretora de Proteção Básica de Assistência Social, Gabriele Zani, Três Lagoas e Ivinhema foram escolhidas para transmitir aos outros municípios o trabalho assistencial desenvolvido.
Diante do convite, Gabriele junto da coordenadora do Cras Interlagos, Nayane de Souza, e da assistente social da equipe volante, Laura Daniela Figueiredo Garcia, estiveram em Campo Grande no início do mês de junho, para apresentar um balanço de atendimento e todas as ações desenvolvidas pelas equipes responsáveis pelo perímetro rural.
Assistiram às apresentações, além de representantes dos municípios do Estado que possuem equipe volante, técnicos da Setas e do MDS.
EQUIPE VOLANTE
A Secretaria de Assistência Social, gerenciada por Maria Lúcia Firmino, conta com duas equipes volantes. Trata-se de uma extensão do CRAS Interlagos e CRAS Ruth Filgueiras, que, através de uma equipe composta por assistente social, psicólogo e técnicos administrativos de nível médio, fazem o mapeamento do perímetro, atendendo às famílias já cadastradas e levantando diagnóstico das que ainda necessitam de atendimento.
O trabalho teve início desde junho de 2012 e até maio de 2014, foram atendidas 541 famílias. Além do atendimento residencial, prestado a cada família, os pontos de apoio dividem-se entre escolas, centros comunitários e outros.
Desde então, já foi possível inserir o serviço Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) no assentamento Pontal do Faia, e atender às famílias com Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, com dois programas, sendo o Programa Colo de Mãe, atendendo mães com crianças até 06 anos no Distrito de Arapuá.
“Houve diversos momentos em que morador da área rural se deslocava até a cidade para usufruir de benefícios assistenciais de direito. Hoje nós levamos o atendimento, os benefícios até eles e estamos mais próximos, sabendo das necessidades e situações que precisam de maior atenção”, diz a prefeita Marcia Moura (PMDB).
MAPEAMENTO
Com este serviço já foi adquirido Mapa da extensão territorial do Município com identificação das fazendas, estradas e vias de acesso, com apoio da Secretaria de Planejamento. Ainda mapas da Zona Rural através da Secretaria de Educação (linhas e pontos de ônibus rurais escolares). Um dos objetivos do mapeamento é identificar fazendas com crianças em idade escolar.
Para tal serviço, a equipe recebeu duas viaturas Camionetes 4×4, para que não haja restrição de atendimento quanto a locais de tráfego complicado no perímetro rural, uma vez que, com carros menores e com locais propícios há algumas dificuldades de locomoção, não haveria possibilidade de atender a todos.
Foram adquiridas também duas tendas retráteis de fácil montagem objetivando mais conforto no atendimento às famílias daquela região.
Ambas equipes realizam mobilização nas comunidades para recadastramento do CadÚnico e do Passe Livre Intermunicipal; eventos de Encontro de Famílias; oficinas sócio assistenciais nas atividades grupais (palestras, artes manuais, teatros e encaminhamentos).
META
Para o segundo semestre de 2014, está entre as metas da Secretaria de Assistência Social, a viabilização de cursos gratuitos, no Distrito de Arapuá, parceria da Secretaria com o Senai (Unidade Móvel), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Institucional (Pronatec).
Assessoria de Comunicação