A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada do deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB); secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, e maioria dos secretários municipais, vereadores e demais autoridades, participou da celebração da Missa de Santo Antônio, na manhã desta sexta-feira (13), dia em que se celebra a festa do Santo Padroeiro de Três Lagoas.
A celebração da Missa, promovida e organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, foi presidida pelo monsenhor Severino Orso, pároco da Igreja Santa Luzia, concelebrada pelo padre Maurício Levy da Silva, cura da Catedral Sagrado Coração de Jesus e pároco da Igreja Santo Antônio.
A Missa de Santo Antônio integra o calendário oficial de eventos que celebram os 99 anos de emancipação política-administrativa da Cidade de Três Lagoas, com a finalidade de “louvar e agradecer por mais um ano de bênçãos que têm trazido desenvolvimento, emprego, geração de renda e melhorias da qualidade de vida de toda a população”, como expressou a prefeita Marcia Moura.
Entre as preces da “Oração da Comunidade”, expressas na Celebração da Missa, o pedido a Deus por intercessão de Santo Antônio, “que a prefeita Marcia Moura e seus secretários, para que continuem sendo iluminados por Deus, na execução de obras e projetos que trazem benefícios para a Cidade e para a nossa população”; e que “Três Lagoas continue esta Terra Abençoada”.
EXEMPLO
O padre Severino, na homilia da Missa, deu ênfase à linguagem das pregações de Santo Antônio, que são propostas de exemplo do comportamento cristão.
“Em sua linguagem, Santo Antônio usava a caridade, a ternura, a disponibilidade ao próximo, o amor e a simplicidade”, lembrou.
“Seguindo o exemplo do nosso Padroeiro, que todos sejamos tocados pela linguagem de Santo Antônio, que cessem os discursos que nada valem e que falem nossas obras”, recomendou o sacerdote.
TRADIÇÃO
A história de Santo Antônio diz que sua pregação e seus gestos foram concentrados na mensagem do Evangelho que nos ensina a repartir, dando atenção aos pobres e aos que mais necessitam. Esse é o símbolo do “pão de Santo Antônio”, tradição, anualmente seguida na Missa do Padroeiro de Três Lagoas.
Com o apoio e organização das equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, foram distribuídos os “pães de Santo Antônio” a toda a comunidade, presente na celebração.
HOMENAGENS
Ao final da Missa de Santo Antônio, as merecidas homenagens de gratidão e saudade à educadora e assistente social, Andreia Martinez Tobanez, falecida em 02 de agosto de 2013; e ao bispo da diocese de Três Lagoas, Dom José Moreira Bastos Neto, falecido em 26 de abril de 2014, pessoa marcante pela “simplicidade, diálogo, compreensão e dedicação”.
Na homenagem, quando foi lido o “Soneto da Separação”, de Vinícius de Moraes, a saudade, gratidão e reconhecimento da dedicação e amor que essas duas pessoas demonstraram pela Cidade, no decorrer de suas vidas.
Assessoria de Comunicação