O departamento Educacional e Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Três Lagoas, encerrou na noite de segunda-feira (09), no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria” o curso de Braille ministrado aos professores da Rede Municipal de Ensino.
O curso, dividido em dois módulos, teve início em agosto de 2013. Nesta segunda os professores concluíram o segundo e último módulo.
As aulas foram ministradas pela especialista em deficiência visual, professora Tania Cristina Moreira Silva Amaral a qual ministrou técnicas de confecção de material, leitura, informática (programas específicos para portadores da deficiência), técnicas do Reglete e Punção (instrumentos para escritas Braille) e outras formas de ministrar e lidar com deficientes visuais.
“É uma noção básica para que os professores possam dar suporte ao aluno com deficiência visual”, explica Tania e completa: “A importância maior é trabalharmos a inclusão social, pois os professores, tendo uma noção básica, sem dúvida trabalharão melhor com estes alunos especiais”, frisou Tania.
Segundo a professora da REME, Mirian Batista, atualmente a rede municipal possui “quatro alunos com deficiência visual, sendo três com visão parcial, e dois totalmente cegos”, explica.
Mirian adianta que há pretensão “de promovermos uma capacitação voltada aos professores para noções de aprendizado e trabalho voltado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, diz.
Assessoria de Comunicação