As obras da ciclovia, no canteiro central da Avenida Filinto Müller, a partir do cruzamento da Rua Paranaíba, no Centro, até à altura da Rua Manoel Lima, nas proximidades da Escola Municipal Professor Ramez Tebet, no Jardim Dourado, estão praticamente concluídas.
Com o término das obras de construção de rotatórias e da sinalização horizontal e vertical em toda a sua extensão , “os condutores de bicicleta têm a ciclovia como a melhor opção de segurança no trânsito”, ressaltou o secretário municipal de Trânsito de Três Lagoas, Milton Gomes Silveira.
“No entanto, é também importante que os condutores de bicicleta estejam atentos à sinalização, principalmente, nos cruzamentos das ruas com a movimentada Avenida Filinto Müller”, alertou.
“A atenção à sinalização é muito importante para evitar acidentes, notadamente, nos cruzamentos com semáforo na Rua Paranaíba, Rua Munir Thomé, Avenida Capitão Olyntho Mancini e Rua Egídio Thomé”, lembrou.
“O uso da ciclovia é obrigatório para segurança dos ciclistas e também para a melhoria da fluidez do trânsito dos demais veículos que trafegam pela avenida’, ressaltou Milton Silveira.
“Infelizmente, apesar de intensas campanhas educativas que já realizamos, alguns ciclistas ainda arriscam insistentemente trafegar pela avenida, ao invés da ciclovia que oferece maior segurança”, lamentou o secretário.
“A obrigação de obedecer à sinalização, respeitando sempre a preferencial indicada pelo sinal ‘PARE’ é de todos, incluindo os ciclistas”, frisou Milton.
Ele lembrou que o Código de Trânsito Brasileiro prevê autuações e multas, não só aos condutores de veículos automotores, mas também aos condutores de bicicleta e até pedestres.
“O ciclista que não obedecer às regras de trânsito, contidas na sinalização, também está sujeito à penalização, que pode chegar até à apreensão da bicicleta e pagamento de multa”, alertou o secretário municipal de Trânsito.
Assessoria de Comunicação