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A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Departamento de Infraestrutura, tem executado diversos reparos e ações preventivas em escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), Centro de Educação Infantil (CEI) e no Departamento de Cultura. Todos os trabalhos são feitos por empresas terceirizadas especializadas sob a supervisão da Gestão Municipal.
No total são 14 escolas que passam por reparos atualmente, porém são constantes ações das equipes de manutenção nas várias Unidades Escolares.
“Temos muita dificuldade com vandalismo. Muitos casos de reparos são devido à quebra de vidros, roubo ou depredação de lâmpadas, portas e outros… Porém, temos uma equipe ampla para atender essa e outras diversas demandas”, explicou Sávio Bernardes, coordenador da equipe responsável pelas Escolas Municipais.
Além dos reparos por desgaste, as equipes realizam ações e pequenas obras de prevenção. “Construímos ou melhoramos sistemas de esgoto interno, hidráulico e elétrico, isso para evitar problemas e transtornos maiores, que vão exigir muito mais tempo e pessoal para reparar”, salientou Sávio.
Atualmente, cada equipe conta com um eletricista, encanador, pedreiro e dois serviços gerais, além de ferramentas próprias e veículo utilitário de cargas. “Para que uma escola seja atendida, é necessário que enviem um e-mail ou levem pessoalmente um documento que chamamos de ‘Queira Providenciar’. Tentamos cumprir uma ordem cronológica dos pedidos, porém quando existe uma emergência, damos prioridade para essa”, ressaltou o coordenador.
DEPREDAÇÃO
O coordenador explicou ainda, que das duas escolas incendiadas no mês passado – Escola Municipal Gentil Montalvão e Escola Municipal Flauzina de Assunção Marinho – a primeira já foi completamente reparada e a segunda já tem todo o projeto de reconstrução e ampliação pronto pela Secretaria Municipal de Planejamento.
“Nosso departamento é responsável apenas por reparos. Obras, é outro procedimento e departamento que cuida. Porém, tentamos fazer nosso trabalho de tal maneira que evite a necessidade de grandes obras de reparo”, disse Bernardes.
O coordenador comentou que o seu Departamento conta muito com a colaboração dos funcionários das unidades escolares, pois quando não podem atender de imediato, eles apenas solicitam o material e fazem pequenos reparos, como troca de lâmpadas e outros serviços simples.
“A demanda de reparos é grande, porém temos pessoal capacitado e empenhado em fazer o melhor trabalho. Sabemos que um lugar bem estruturado, mesmo com suas limitações, é de grande valia para a melhoria da qualidade de ensino”, finalizou.
Assessoria de Comunicação