Assessores do Departamento de Turismo de Três Lagoas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, participaram da Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 (ESTC14 – Ecotourism and Sustainable Tourism Conference), realizada de 26 a 30 de abril, em Bonito.
Segundo o diretor do Departamento de Turismo Otony Avila Ornellas, a participação no evento propiciou aprendizagem e inúmeras experiências, não só sobre o seguimento do Eco Turismo, porém diversos aspectos, bem como, processo de interação entre a cultura local, e o envolvimento do sistema “S”, ONGs, empresários e Poder Público
Dentre os inúmeros temas abordados no evento, Ornellas cita a discussão sobre o processo de certificação do turismo em relação à gestão de sustentabilidade e de segurança das atividades de turismo de aventura. Ambos são voltados para minimizar riscos aos turistas, bem como, melhorar o “produto” vendido, ou seja, se todos aplicarem um nível de qualidade haverá um ganho maior global, uma vez que a principal concorrência não é entre as empresas e sim entre os destinos.
Outro aspecto que foi debatido no evento, é relativo ao valor da biodiversidade, pouco agregado ao valor da terra, como o pantanal sul-mato-grossense que mesmo sendo um exemplo ímpar de relação homem com natureza (pecuária), a terra tem o valor de mercado pela quantidade de gado ou capacidade produtiva, mas não pela sua biodiversidade. Neste sentido foi apresentado o processo de Botsuana, da África, onde o governo dividiu a terra, antes utilizada para caça de animais para ação do turismo e, a partir de então a arrecadação e geração de renda aumentou em diversos momentos, mostrando que o Eco turismo é viável e rentável.
PARQUES NACIONAIS
Gerando muitos debates, esteve na pauta o assunto sobre os Parques Nacionais onde Ong’s e ambientalistas discutiram formas de chamar a atenção para o trabalho dos parques para o bem estar da sociedade. Ainda questões como gerenciar e investir de forma inteligente no objetivo de melhorar a capacidade de atração aos visitantes.
Na ocasião, foi redigida uma carta direcionada às autoridades públicas em especial contra a chamada PEC-215, que se for aprovada na integra irá aumentar a possibilidade de degradação das áreas dos parques.
A equipe de assessores do Departamento de Turismo também participou da reunião da Comissão de Estudo de Gestão da Sustentabilidade e Meio de Hospedagem, promovida pela ABNT, onde puderam opinar sobre as guias e diretrizes das novas normas a fim de disciplinar o seguimento.
CONFERÊNCIA
Considerada a mais importante do segmento de ecoturismo do mundo, a Conferência é focada no avanço das metas de sustentabilidade para a indústria do turismo, na promoção das políticas e práticas que beneficiem as empresas e as comunidades.
A Turismóloga Thaís Arsioli Moura lembrou que é a primeira vez que um evento desse porte, sobre ecoturismo, é realizado no Estado de Mato Grosso do Sul, “o que nos torna mundialmente conhecidos”, diz.
A sustentabilidade socioeconômica, dos locais ondem existe projetos de ecoturismo, os quais favorecem não somente questões ambientais, mas também propiciam ganho à população local, também foram temas discutidos durante os cinco dias de evento.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico Luciano Dutra, ressaltou que “muitas das experiências adquiridas durante o evento, farão parte do plano estratégico de turismo local, que já vem sendo discutido com total apoio da Prefeita Marcia Moura (PMDB)”, afirma.
Assessoria de Comunicação