A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das equipes do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, informa à população que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, continua até à próxima sexta-feira (9).
Para tanto, a dose da vacina estará disponível em todas as Unidades de Atenção Básica da Saúde (Postos) e no atendimento do Setor de Imunização do Centro de Especialidades Médicas (CEM), até sexta-feira (9), das 8h às 15h, sem interrupção no atendimento à população.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para cada um dos grupos prioritários de Três Lagoas para receber a vacina contra a gripe é de 21.598 doses.
No entanto, restando apenas quatro dias para o encerramento oficial da Campanha Nacional Contra a Gripe Influenza, na rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS), os números mostram que estão bem abaixo do esperado das metas do Ministério da Saúde.
Segundo dados divulgados pelo Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, coordenado pela enfermeira Humberta Azambuja, até segunda-feira (5), haviam sido aplicadas apenas 4.193 doses da vacina contra a gripe, o que corresponde a 19,41% da meta de cobertura (21.598 doses).
Segundo consta no quadro de resultados parciais da cobertura da vacina (Veja Anexo), os índices são baixos em todos os grupos prioritários, que precisam ser imunizados contra os malefícios da gripe, que acometem principalmente crianças e idosos nesta época do ano.
“Acreditamos que esses números deverão ser aumentados no decorrer desta semana, pelo aumento da procura que estamos tendo nas Unidades de Saúde e aqui no CEM”, comentou a enfermeira Humberta.
Somente no Setor de Imunização do CEM, mais de 100 pessoas procuraram a vacina contra a gripe, nesta segunda-feira (5), e pela manhã desta terça-feira (6), até por volta das 10h, havia sido aplicadas mais de 50 doses, na sua maioria a pessoas idosas, com mais de 60 anos de idade.
“Infelizmente, o patamar de índices baixos desta Campanha foi registrado em todo o País e não somente em Três Lagoas. No entanto, confiamos na responsabilidade dos pais das crianças menores de cinco anos de idade, nos idosos e nas demais pessoas que sabem da importância da vacina para se imunizar contra a gripe”, observou.
Precisam ser imunizadas com a vacina: crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da Saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% de cada grupo prioritário.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano, ou seja, A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B.
PREVENÇÃO
A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Assessoria de Comunicação