Com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, por meio do projeto “Mais Bibliotecas”, resultado do convênio entre a Fundação Biblioteca Nacional e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania, foi realizada na última semana, no Museu de Arte Contemporânea (MARCO), em Campo Grande, mobilização para discutir e propor caminhos para a ampliação do número de bibliotecas públicas no Estado e no Brasil.
A mediação do debate, que aconteceu durante o II Encontro de Gestores Públicos de Cultura de MS, foi realizada pela integrante do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Cristiane Rodrigues e contou com a presença da coordenadora da Biblioteca Municipal Rosário Congro, Fabiana Gomes.
Segundo a coordenadora, que é formada em Biblioteconomia, o objetivo da mobilização foi pôr no centro das discussões a questão das bilbiotecas públicas no Estado. “Estiveram presentes nas discussões representantes de bibliotecas de todo o Estado, todos com um propósito em comum, melhorias nas bibliotecas públicas para que possamos ampliar e atender a população cada vez melhor”, disse.
ENCONTRO
Durante o período de um ano serão realizados 30 encontros, nos 26 estados brasileiros, para debater o impacto de um serviço de acesso à informação e à leitura de qualidade para uma comunidade local. O processo de mobilização presencial se dará prioritariamente junto aqueles municípios que estão sem bibliotecas públicas, ou cujo equipamento cultural esteja fechado.
Assessoria de Comunicação