
A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), prestigiou, na noite desta quinta-feira (20), o primeiro dia do 1º Seminário de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, realizado na Unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Departamento Educacional e Pedagógico e com apoio da Editora Positivo. O evento continua nesta sexta-feira (21) a partir das 7h no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria.
O evento lotou o anfiteatro da Unidade I e contou com a palestra da Professora Mestre Márcia Storer com o tema “Educação Inclusiva: ações afetivas e efetivas”.
“Essa é uma maneira de ampliarmos ainda mais o atendimento às crianças que necessitam de educação especial e inclusiva. Com esse seminário vamos ter mais força para projetos elaborados, planejados e dar ênfase para a nossa infraestrutura, que vai desde salas de aulas adaptadas e outras em adaptação, até uma equipe multidisciplinar com duas Psicopedagogas, duas Assistentes Sociais e duas Psicólogas que permitem um atendimento diferenciado a essas crianças inclusas em unidades da Rede Municipal de Ensino [REME]”, comentou Mário Grespan, secretario de Educação e Cultura.
Conforme Jussara Fernandes, assessora educacional e pedagógica, esse evento dá visibilidade aos trabalhos da SEMEC. “Estamos sempre empenhados em fazer o melhor; dar melhores condições para a educação especial e inclusiva. Isso é um direito previsto em Lei. Independentemente de condições físicas, sempre faremos o possível para que essas crianças façam parte da comunidade escolar e que possam interagir e ter uma educação de qualidade”, ressaltou.
Durante a solenidade, a prefeita Marcia Moura elencou que a Cidade hoje tem outro padrão de Educação. “Como é bom apoiar a Educação. Sou professora e sei o quanto é importante. Todos aqui, desde pais até os nossos bravos professores, são guias da minha Administração. Este evento vem somar conhecimentos para que possamos ter avanços e melhorias na Educação Especial; é uma luta difícil, mas estamos vencendo”, finalizou.
PAIS
No evento estavam presentes vários pais e amigos de alunos que estão inclusos na Rede Municipal de Educação. “Minha filha ama ir à escola. Desde seu primeiro ano ela estuda na Escola Municipal Professora Eufrozina Pinto; hoje ela está no terceiro ano e fala muito bem dos professores e amigos. Se está bom para ela, está bom para mim. Agradeço muito essa oportunidade”, comentou Cláudia Regina Souza Castro da Silva, mãe da Natiely Souza Castro da Silva, de 8 anos, que tem mielominingocele (defeito congênito em que a espinha dorsal e o canal espinhal não se fecham antes do nascimento).
PROGRAMAÇÃO
Dia 21/03/2014 ás 7h
Local: Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria
Palestrante: Doutor Daniel Rodrigues de Oliveira – Neurologista
Psicopedagoga – Carla Pacheco Normando Salvego – Coordenadora FUNCRAF – Campo Grande.
Fonoaudióloga – Gisele Vera da Silva
Luciana Maria de Souza Martins – Coordenadora AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista) Campo Grande
Fisioterapeuta – Maria Célia Vasquez Pereira coordenadora Clinica CAARA –CER II
Dia 21/03/2014 ás 14h
Apresentação de trabalhos desenvolvidos pela REME: Educação Inclusiva
Assessoria de Comunicação